Home Futebol CBF vai entrar na justiça contra ex-fornecedora da seleção brasileira; entenda

CBF vai entrar na justiça contra ex-fornecedora da seleção brasileira; entenda

CBF vai entrar na justiça contra a Umbro por camiseta inspirada na Copa de 1994

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

A Nike vai para sua sétima Copa do Mundo vestindo o Brasil. Mas a CBF vai entrar na justiça por conta de material esportivo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo informações do Máquina do Esporte, a Confederação contestará a legalidade de uma camisa lançada pela Umbro inspirada na usada pelo Brasil na Copa do Mundo de 1994.

O vestuário faz parte de uma coleção lançada pela marca inglesa no estilo retro de alguns times nacionais que a empresa é ou foi patrocinadora de material esportivo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No caso brasileiro, o emblema utilizado na peça é muito semelhante ao oficial da CBF, sem as cinco estrelas dos títulos mundiais.

“A amarelinha da Umbro vem em um tom intenso, como a torcida brasileira, gola polo verde e um escudo exclusivo que destaca uma arara estilizada em meio a formas geométricas. Feita de poliéster e com grafismos em jacquard, a camisa foi pensada para unir os torcedores em torno de uma única paixão: o futebol. Nas costas, o número 22 faz referência ao ano da competição internacional que se aproxima”, informou a Umbro em seu material de divulgação da coleção.

Ainda de acordo com o Máquina do Esporte, a Nike informou que a responsabilidade por zelar sobre toda propriedade intelectual relativa a Seleção brasileira é exclusiva da CBF.

PUBLICIDADE

O Torcedores entrou em contato com a assessoria da Umbro, que se manifestou com o seguinte comunicado:

PUBLICIDADE

“Sobre a matéria, a Umbro Brasil informa que não recebeu notificação jurídica alguma sobre o tema”.

Fornecedoras de material esportivo da Seleção Brasileira

Nas primeiras atividades da seleção que se tem registro de 1908 a 1954, a equipe não possuía uma fornecedora de material esportivo.

Isso, mudou em 1954 na Copa da Suíça, quando a marca brasileira Athleta começou a produzir os uniformes. O acordo durou até 1977.

A partir de 77, a alemã Adidas assumiu este posto ficando até às vésperas da Copa do Mundo da Espanha. O contrato foi até 1981.

PUBLICIDADE

De 1981 a 1991, outra empresa brasileira, a Topper, entrou como marca oficial. A Umbro ficou até 96 dando lugar ao fornecimento atual da Nike.

Marcas de material esportivo que estarão na Copa do Catar

Na Copa do Mundo de 2022, nada menos que nove fornecedoras de material esportivo terão seleções sob contrato. São elas:

Nike – 13
Qatar, Holanda, Inglaterra, EUA, Polônia, Arábia Saudita, França, Austrália, Canadá, Croácia, Brasil, Portugal e Coreia do Sul

PUBLICIDADE

Adidas – 7
Adidas: País de Gales, Argentina, México, Espanha, Alemanha, Bélgica e Japão

Puma – 6
Puma: Senegal, Marrocos, Sérvia, Suíça, Gana e Uruguai

Kappa – 1
Tunísia

Hummel – 1
Dinamarca

PUBLICIDADE

New Balance – 1
Costa Rica

Le Coq Sportif – 1
Camarões

Marathon – 1
Equador

Majid – 1
Irã

PUBLICIDADE
Better Collective