Home Futebol Veja cinco clubes que farão sua estreia na Libertadores 2023

Veja cinco clubes que farão sua estreia na Libertadores 2023

Principal competição do continente terá a participação de todos os clubes da América do Sul, com início previsto para fevereiro

Christopher Henrique
Estudante de jornalismo pela Universidade Nove de Julho, com passagem pelo SPFC24Horas. Amante do Futebol Nordestino e do interior, visito sempre alguns estádios e sou fotógrafo na várzea.

Faltando pouco mais de três meses para a Copa Libertadores 2023 ter início, as equipes que irão participar do principal torneio sul-americano vão sendo conhecidas. Para cinco dessas já definidas, será a primeira vez na história que irão disputar a competição.

PUBLICIDADE

Para Boston River e Deportivo Maldonado do Uruguai, Ñublense e Curicó Unido do Chile, além do Metropolitanos da Venezuela, a participação na Libertadores é inédita. Conheça um pouco de cada clube.

Uruguai: Boston River e Deportivo Maldonado

Time que tiveram a melhor pontuação em 2022 no Uruguai, o Deportivo Maldonado estará entre os clubes que entram na segunda fase da competição. Fundado em 1928 na cidade que leva o nome da equipe, o Deportivo terminou com 57 pontos na classificação geral, incluindo o Apertura e Clausura.

PUBLICIDADE

Outro clube uruguaio que irá debutar na Copa Libertadores é o Boston River. Após disputar a Sul-Americana em 2016 e 2017, a equipe – que faz menção à uma pintura alfaiate e ao River Plate – teve a segunda melhor campanha geral do Campeonato Uruguaio. Também é conhecido como um dos clubes que já utilizam o projeto de clube-empresa.

Chile: Ñublense e Curicó Unido

Uma das equipes mais novas da próxima edição da Libertadores será o Curicó Unido, fundado em 1973 e que vem da cidade de Curicó, localizada a 200 km da capital Santiago, no Chile. Desde 2017 na elite do futebol do país, a equipe Albirroja pode se tornar a vice-campeã do Campeonato Chileno, o que garante também uma vaga na fase de grupos.

Por outro lado, o outro time que briga pela vaga direta, mas já está confirmada na Libertadores é o Ñublense. Mesmo com 106 anos de história, os “Diablos Rojos”, como são chamados, nunca tiveram em uma competição da América do Sul, e em 2021 retornou à elite chilena após cinco temporadas na segunda divisão.

Venezuela: Metropolitanos

Em 11 anos de história, o Metropolitanos FC conquistou pela primeira vez na temporada 2022 o Campeonato Venezuelano, após derrotar o Monagas na decisão. No mesmo ano, a equipe também disputou a Copa Sul-Americana, sendo eliminado na fase de grupos, sem conquistar nenhuma vitória.

PUBLICIDADE

Veja todas as equipes classificadas para a Libertadores em 2023

Palmeiras (BRA)

Internacional (BRA)

Flamengo (BRA)

Boca Juniors (ARG)

PUBLICIDADE

Racing (ARG)

River Plate (ARG)

Argentinos Juniors (ARG)

Huracán (ARG)

PUBLICIDADE

Bolívar (BOL)

Colo-Colo (CHI)

Ñublense (CHI)

Curicó Unido (CHI)

PUBLICIDADE

Atlético Nacional (COL)

Independiente del Valle (EQU)

Universidad Católica de Quito (EQU)

Barcelona (EQU)

PUBLICIDADE

Aucas (EQU)

Libertad (PAR)

Cerro Porteño (PAR)

Olimpia (PAR)

PUBLICIDADE

Nacional (PAR)

Sport Huancayo (PER)

Melgar (PER)

Sporting Cristal (PER)

PUBLICIDADE

Alianza Lima (PER)

Nacional (URU)

Peñarol (URU)

Deportivo Maldonado (URU)

PUBLICIDADE

Boston River (URU)

Metropolitanos (VEN)

Monagas (VEN)

Carabobo (VEN)

PUBLICIDADE

Zamora (VEN)