Home Mercado da Bola Clube peruano quer repatriar Paolo Guerrero, ex-Corinthians e Flamengo

Clube peruano quer repatriar Paolo Guerrero, ex-Corinthians e Flamengo

Paolo Guerrero tem contrato com o Avaí até o fim da atual temporada. Atacante disputou apenas 10 partidas pelo clube catarinense

Por Wilson Pimentel em 12/10/2022 06:05 - Atualizado há 3 anos

Divulgação/ Avaí

Paolo Guerrero tem futuro indefinido no Avaí para a temporada de 2023. O atacante ainda não foi procurado pela diretoria do clube catarinense para tratar da renovação de contrato. Seu vínculo com o Leão da Ilha expira no dia 31 de dezembro.

O Torcedores.com apurou que o Alianza Lima tenta repatriar Paolo Guerrero, maior ídolo do clube peruano, que foi revelado em 2000. Ele é um sonho antigo do presidente Christian Bustos que esteve perto de repatria-lo no começo deste ano.

Aos 38 anos, o maior artilheiro da história da seleção peruana retornou ao futebol após ficar nove meses sem clube. Em outubro de 2021, Paolo Guerrero rescindiu amigavelmente seu contrato com o Internacional devido a uma grave lesão no joelho direito.

Jogos: 10

Resumo da temporada pelo Avaí

Titular: 4

Reserva: 6

Gols marcados: 0

Assistências: 0

Minutos em campo: 427

A contusão fez com que o centroavante perdesse espaço na seleção peruana. Paolo Guerrero foi preterido pelo técnico Ricardo Gareca nas últimas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar.

Desde então, o capitão da seleção peruana foi oferecido a diversos clubes do futebol brasileiro como América-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Fortaleza e Fluminense. Contudo, foi descartado em virtude do histórico recente de lesões.

Além disso, o centroavante também conversou com equipes de países vizinhos como Boca Juniors, da Argentina, Cerro Porteño, do Paraguai, Colo-Colo, do Chile, Deportivo Cali, da Colômbia e Peñarol, do Uruguai. As tratativas não evoluíram por questões econômicas.

A passagem pelo Internacional

Jogos: 72

Titular: 58

Reserva: 14

Gols marcados: 32

Assistências: 3

Minutos em campo: 5173

Ainda segundo apurou a reportagem, o presidente do Avaí, Júlio César Heerdt, trata o assunto com cautela. O dirigente foi, inclusive, o maior articulador da contratação do peruano. Apesar de ser fã confesso do futebol do atacante, o tema renovação só será tratado em dezembro.

A prioridade, nesse momento, é tentar evitar o rebaixamento do Avaí na Série A do Campeonato Brasileiro. Com 28 pontos, o Leão da Ilha ocupa a 19ª colocação. O time tem cinco pontos a menos que o Ceará, primeiro time fora do Z4 da competição.

Por outro lado, José Chacón, maior empresário do futebol peruano na atualidade, tenta convencer Paolo Guerrero retornar ao Alianza Lima. Apesar disso, o jogador não faz planos de retornar ao país e deseja seguir no Avaí em 2023.

A passagem pelo Flamengo

Jogos: 112

Titular: 107

Reserva: 5

Gols marcados: 43

Assistências: 9

Minutos em campo: 9339

Além do Alianza Lima, o camisa 99 passou por Bayern de Munique e Hamburgo, ambos da Alemanha. No Brasil há 10 anos, o atacante ganhou projeção ao marcar o gol que deu ao Corinthians o título do Mundial de Clubes da Fifa de 2012.

Apesar do feito, ele deixou o clube pela porta dos fundos após entrar em litígio com a diretoria alvinegra após não chegar a um acordo financeiro. Entre 2015 e 2018, Paolo Guerrero foi contratado como agente livre pelo Flamengo.

Contratado com status de craque, o peruano teve altos e baixos na sua passagem pelo futebol carioca. Ele ficou marcado pelo excesso de gols que perdeu com a camisa rubro-negra, o que lhe rendeu o apelido de “pé frio” durante a gestão de Eduardo Bandeira de Mello.

A passagem pelo Corinthians

Jogos: 126

Titular: 113

Reserva: 13

Gols marcados: 52

Assistências: 0

Minutos em campo: 9717

Em 2018, o jogador foi flagrado no exame antidoping após defender a seleção peruana em uma partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia. Durante a suspensão, Paolo Guerrero teve seus vencimentos suspensos pelo Flamengo. Isso motivou sua saída do clube.

Após não ter o contrato renovado pelo clube carioca, ele se transferiu para o Internacional numa negociação conduzida pelo diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano, hoje no Atlético-MG, também responsável por sua ida para o Flamengo.

Apesar das boas atuações com a camisa colorada, Paolo Guerrero teve uma passagem marcada por sucessivas lesões musculares. Em 2021, rescindiu amigavelmente seu contrato com o clube gaúcho.

Exit mobile version