Home Futebol Conselheiros do São Paulo reagem à possibilidade do clube virar SAF

Conselheiros do São Paulo reagem à possibilidade do clube virar SAF

Tricolor estaria se movimentando nos bastidores para entender os pontos positivos e negativos de adotar o novo sistema de gestão

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

Os conselheiros do São Paulo reagiram negativamente aos rumores de uma possível guinada do São Paulo para o “mundo” das SAF (Sociedade Anônima do Futebol) nos próximos anos. Cientes de que perderiam o poder de decisão nos bastidores, a ideia é vista como uma ameaça para esse grupo.

PUBLICIDADE

O jornalista Jorge Nicola foi quem informou inicialmente que o Tricolor Paulista teria começado a dar os seus primeiros passos rumo à mudança no seu modelo de gestão. Para isso, o clube contratou uma empresa especializada em consultorias com o intuito de entender os pontos positivos e negativos desse sistema.

A notícia, porém, caiu como uma bomba dentro do Conselhos Deliberativo do São Paulo, que não esperavam que algo desse tipo seria conduzido pela direção tão cedo. A principal preocupação desse grupo diz respeito à perda da influência dentro das decisões no futebol que isso implicaria para eles.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Conselho do São Paulo é radicalmente contra

Em contato com Nicola, pessoas “importantes” ligadas a esse grupo confirmaram que há uma irritação interna com a alta cúpula do Tricolor após a notícia ser publicada. No entendimento da maior parte dos conselheiros que se manifestou, não há necessidade do clube recorrer a esse modelo de gestão.

As SAF se tornaram um refúgio para os clubes que almejam ampliar os seus horizontes a curto e médio prazo no futebol brasileiro. Até o momento, a agremiação que melhor se apresentou após adotar a mudança foi o Cruzeiro, campeão da Série B deste ano com ampla vantagem. Bahia e Botafogo também foram vendidos.