Home Futebol Copa do Brasil: quem pode ser o herói da decisão?

Copa do Brasil: quem pode ser o herói da decisão?

O confronto entre Flamengo x Corinthians reúne atletas de qualidade dos dois lados, que podem decidir o título, tanto a favor do Timão como do Mengão

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Na próxima quarta-feira (19), acontecerá a segunda e decisiva partida da Copa do Brasil, definindo o campeão da competição em 2022. O empate de 0 x 0 no jogo de ida deixa tudo em aberto para o duelo no Maracanã.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E em uma final desse tamanho, ainda mais com as maiores torcidas do Brasil, são grandes as chances de que um jogador saia de campo como herói da conquista.

Um fato interessante é de que ao analisar os elencos, os destaques estão nas mesmas posições dos dois times.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Confira abaixo:

Goleiros

Os dois times contam com goleiros de alto nível, que inclusive são cotados até para seleção brasileira. Cássio, com mais tempo no Corinthians, já foi importante em diversos títulos do clube, mas Santos já mostrou sua qualidade em diversos jogos pelo Flamengo. Além disso, ele já conquistou a Copa do Brasil em 2019, quando defendia o Athletico Paranaense.

Outro ponto que pode fazer um dos dois se consagrar na partida é uma eventual decisão nas penalidades, onde um goleiro dificilmente sai de campo como vilão, mas pode ser o herói.

PUBLICIDADE

Meias

Renato Augusto e Arrascaeta são destaques dos seus clubes em 2022. Não é mero acaso que ambos concorrem ao prêmio de melhor jogador da competição. Um passe preciso pode ser mais que suficiente para definir o título da Copa do Brasil.

PUBLICIDADE

Os meias têm alguns pontos em comum. Quando bem marcados, tanto Corinthians como Flamengo sofrem na criação de jogadas. Além disso os dois sofreram com problemas físicos na temporada.

Renato inclusive foi um dos desfalques do Timão no confronto entre as equipes na Libertadores. Por outro lado, Arrascaeta, que foi importante na classificação rubro-negra, vem de problemas no púbis e está jogando sem estar 100% fisicamente.

Mas o Mengão pode ter Éverton Ribeiro como diferencial na final. Tanto que ele voltou a jogar em alto nível e voltou a ser chamado por Tite para a seleção brasileira.

Atacantes

Por último, mas com o mesmo grau de importância, temos dois centroavantes em grande fase, que também são candidatos ao título de “herói” em uma eventual conquista da Copa do Brasil.

PUBLICIDADE

Pedro dispensa comentários. Por conta da lesão de Bruno Henrique, o atacante assumiu a titularidade da equipe carioca, sendo um dos melhores jogadores na América do Sul em 2022. Em alto nível, ele concorre inclusive ao prêmio de melhor atleta da Libertadores e tem grandes chances de disputar a Copa do Mundo pela seleção brasileira. Dessa forma, é óbvio imaginar que ele possa ser decisivo na final.

Por outro lado, Yuri Alberto chegou para assumir o posto de “camisa 9” do Timão, posição carente do elenco alvinegro desde 2019. Depois de um começo ruim pelo clube, onde a torcida criticou sua contratação, o atacante se tornou peça fundamental do esquema de Vítor Pereira.

Mas dois outros nomes não podem ser descartados dessa lista. Gabigol, que vem atuando quase como um meia, segue sendo um jogador perigoso no setor ofensivo, tanto que quase marcou no jogo de ida. Por outro lado, Róger Guedes, que teve atuação apagada na Neo Química Arena, também pode surpreender como nome da final.

Vale citar que ele é o artilheiro do Corinthians no ano, com 14 gols marcados, além de cinco assistências para sues companheiros.

PUBLICIDADE
Better Collective