Home Futebol Cruzeiro: depois de três jogos fora, Bidu tem futuro indefinido no clube

Cruzeiro: depois de três jogos fora, Bidu tem futuro indefinido no clube

A última partida do lateral esquerdo foi contra o Ituano, quando a Raposa conquistou o título da Série B, desde então o jogador está fora do time titular

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Matheus Bidu foi uma peça muito importante na equipe de Pezzolano na conquista da Série B. Porém, após o título, o lateral esquerdo acabou fora da equipe. Os motivos para amargar a reserva são: protegê-lo dos interesses de clubes da Série A e também e a tentativa de tirá-lo dos holofotes para facilitar as negociações com o Guarani.

Bidu foi emprestado pelo time de Campinas, próximo adversário do Cruzeiro. Caso o clube mineiro pretenda manter o jogador na equipe, precisará pagar 1,2 milhões de euros, aproximadamente R$ 6 milhões, ao Guarani.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por questões contratuais, Bidu não poderá atuar contra a equipe de Campinas no próximo jogo do Cruzeiro. Porém, ele já está três jogos fora da equipe titular, apesar de não ter nenhum problema físico ou qualquer tipo de lesão.

O Guarani, por sua vez, não parece interessado em abrir mão dos valores. Já o Cruzeiro de Ronaldo Fenômeno, que segue uma política muito rígida de contenção de gastos, não está muito disposto a gastar esse valor com o jogador.

Até a última rodada da Série B, o Cruzeiro possui total preferência na negociação com o Guarani.

PUBLICIDADE

Bidu já deixou claro que gostaria de permanecer na Toca da Raposa. Em entrevista concedida ao site Globo Esporte, o lateral afirmou: “Fico muito feliz em fazer um ótimo campeonato e estou focado no presente. Meu foco é ajudar a equipe e procurar conquistar o título da Série B. O futuro a Deus pertence. Eu quero (ficar)”.

PUBLICIDADE

Pezzolano utilizou Bidu como uma das peças mais importantes de sua equipe. O Cruzeiro, inclusive, emprestou Rafael Santos, que atua na mesma posição, ao Coritiba. Já Marquinhos Cipriano, o reserva de Bidu, passou a ter mais oportunidades somente após a conquista do campeonato. Portanto, tudo indica que o Cruzeiro está tentando tirar o jogador de evidência e com isso diminuir os possíveis assédios de outros clubes sobre o jogador.

Titular em 37 partidas na temporada, Bidu marcou dois gols e fez três assistências. Suas melhores partidas foi atuando como ala, quando a equipe de Pezzolano jogou com três zagueiros.

Tudo indica que o Cruzeiro deverá abrir negociações com o Guarani para a contratação do lateral em breve, porém, certamente o time administrado por Ronaldo Fenômeno está esperando baixar a poeira para iniciar as tratativas. O problema é que depois do título o Cruzeiro não ganhou mais nenhum jogo.

Caso o desempenho do time continue ruim, Pezzolano poderá talvez repensar a situação. Assim, não é impossível que Bidu possa voltar a ser reutilizado na equipe titular. Se o time continuar perdendo vai ficar cada vez mais difícil deixar de fora um dos melhores jogadores da equipe na temporada.

PUBLICIDADE
Better Collective