Home Futebol Ídolo do Corinthians, Dida comemora 49 anos hoje; relembre sua passagem no Timão

Ídolo do Corinthians, Dida comemora 49 anos hoje; relembre sua passagem no Timão

Ex-goleiro marcou seu nome na história do Corinthians, clube que defendeu entre os anos de 1999 e 2002 com destaque para conquista do Mundial

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Neste dia 7 de outubro o ex-jogador Nelson de Jesus da Silva, mais conhecido como Dida, completa 49 anos de vida. Um dos melhores goleiros do futebol brasileiro, ele teve duas passagens marcantes pelo Corinthians.

PUBLICIDADE

Conhecido como “Homem de Gelo” por sua frieza embaixo das traves e “Rei dos Pênaltis” , o ex-goleiro foi emprestado pelo Milan ao Timão em 1999. E foi no Parque São Jorge que sua fama de pegador de penalidades ganhou fama nacional.

Dida conquistou quatro campeonatos com a camisa alvinegra, com destaque para o Brasileirão em 1999 e o Mundial de Clubes da Fifa em 2000. Relembre um pouco mais da passagem do ex-jogador pelo clube.

PUBLICIDADE

Primeira passagem pelo Corinthians

Após de destacar no Cruzeiro, Dida foi contratado pelo Milan em janeiro de 1999, mas inicialmente seria apenas 3ª opção no elenco. Por conta disso, a equipe italiana optou pelo empréstimo do jogador para o Corinthians para que ele pudesse adquirir ritmo de jogo.

E rapidamente ele caiu nas graças da Fiel, com destaque para defesas históricas de pênalti na semifinal do Campeonato Brasileiro em 1999, onde evitou dois gols de Raí, na vitória por 3 x 2 contra o São Paulo.

Inclusive por seu desempenho no clube, Dida foi indicado para o prêmio da IFFHS de melhor goleiro do mundo, terminando na oitava posição.

Após a conquista do Brasileirão, ele também se destacou na disputa do Mundial de Clubes em 2000. O ponto alto foi na final contra o Vasco. O duelo foi decidido nas penalidades e o ex-jogador defendeu a cobrança de Gilberto, com Edmundo perdendo seu pênalti e o Timão garantindo o título da competição.

PUBLICIDADE

Retorno ao Parque São Jorge

Após se destacar no Corinthians, Dida voltou com moral para o Milan, mas ele acabou ficando marcado por um erro contra o Leeds United na Champions League.

Com isso ele acabou retornando ao Corinthians em 2001 e foi importante nas conquistas do Torneio Rio-São Paulo e na Copa do Brasil em 2002, sendo que na segunda ele mais uma vez se destacou contra o São Paulo, defendendo penalidade na semifinal da competição.

Em seguida Dida foi convocado para disputar a Copa do Mundo em 2002, ano do último Mundial da Seleção Brasileira.