Home Extra F1: Max Verstappen garante mais uma vitória para a Red Bull no México

F1: Max Verstappen garante mais uma vitória para a Red Bull no México

Hamilton conseguiu liderar um trecho da prova e apresentou um avanço da Mercedes

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

Max Verstappen anotou mais uma vitória em sua carreira, desta vez, no Grande Prêmio do México, que foi realizado neste domingo (30). Com 14 triunfos na temporada, o holandês se tornou recordista de vitórias em um único ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A prova não trouxe grandes emoções para o espectador. O carro de segurança virtual fez uma intervenção, após um incidente com o piloto da Alpine, Fernando Alonso. Em meio a um cenário favorável, Verstappen dominou o grande prêmio e colocou uma volta no sétimo colocado.

Lewis Hamilton chegou a liderar e encerrou a corrida na segunda posição. Sergio Pérez completou o pódio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A prova no México

Antes da prova, a Haas de Kevin Magnussen apresentou problemas na caixa de câmbio, o que gerou grande preocupação para a equipe norte-americana. A Haas conseguiu reverter o quadro e o dinamarquês conseguiu alinhar o seu carro no grid.

Vivendo um outro momento no campeonato, o bicampeão, Max Verstappen, largou na pole-position e buscou vencer a prova mexicana. Para o holandês, um triunfo significava o recorde de vitórias em uma temporada, ao todo, foram 14.

As Mercedes conseguiram obter um melhor desempenho neste final de semana. Russell alinhou o seu carro na segunda posição e Hamilton em terceiro.

PUBLICIDADE

Max largou bem e seguiu na dianteira, Hamilton assumiu a segunda posição e Russell foi ultrapassado também por Pérez, que saiu em quarto. Sainz, da Ferrari, ocupou a quinta posição. O grande destaque da primeira volta foi Lance Stroll, que alinhou em último e ganhou cinco posições na largada.

PUBLICIDADE

Com uma grande diferença técnica, a Red Bull de Verstappen anotou a melhor volta, como tempo de 1min23s247. O ritmo imposto pelo holandês também o distanciou de Hamilton, que ficou 1s5 atrás. Enquanto Max optou por pneu macio, Lewis escolheu o composto médio e aos poucos diminuiu a vantagem, além de ter feito a melhor volta.

Em uma prova de recuperação, Lance tentou escalar o pelotão, mas encontrou obstáculos com o balanço do seu carro no circuito mexicano. Segundo o canadense, em comunicação via rádio, faltava aderência nos seus pneus.

Charles Leclerc, da Ferrari, fez uma corrida discreta. O monegasco ocupava a sexta posição quando solicitou o uso do “plano c”. No rádio, a Ferrari comentou sobre a estratégia de boxe, que poderia contar com duas paradas.

Stroll foi o primeiro nos boxes, seguido por Sergio Pérez, que perdeu bastante tempo em seu pit-stop. Do outro lado, Max Verstappen, companheiro do mexicano, reclamava da queda de rendimento na volta de número 21. Com a parada do holandês, Hamilton assumiu a ponta.

PUBLICIDADE

A Mercedes chamou Lewis Hamilton para os boxes e o britânico optou por pneu duro, contrariando a equipe. Com o pit-stop de Lewis, Russell assumiu a dianteira e liderou até a sua parada.

No meio do pelotão, Ocon e Bottas travaram uma boa briga. O francês ultrapassou o finlandês por fora, o que gerou grande comemoração por parte da torcida mexicana. Em outro momento, Ricciardo se envolveu em um incidente com Tsunoda e quem levou a pior foi o japonês, que foi catapultado e obrigado a abandonar.

Na reta final da corrida, Verstappen conseguiu manter um ritmo dominante e aplicou uma volta no sétimo colocado e duas no último, Nicholas Latifi, da Williams. Neste momento a ordem era: Verstappen, Hamilton, Pérez, Russell, Sainz, Leclerc, Alonso, Ocon, Ricciardo e Bottas.

Fernando Alonso foi obrigado a abandonar faltando cinco voltas para o final. Com o incidente, o safety-car virtual entrou na pista. Russell quis fazer uma parada para troca de pneus, mas não foi autorizado pela Mercedes.

PUBLICIDADE

Por fim, Max Verstappen se sagrou o vencedor do GP do México, a sua 14ª vitória na temporada e 34ª da carreira. Completaram o pódio, Hamilton e Pérez.

Resultado final

1) Max Verstappen (Red Bull), 71 voltas
2) Lewis Hamilton (Mercedes), +15.186
3) Sergio Pérez (Red Bull), +18.097
4) George Russell (Mercedes), +49.431
5) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), +58.123
6) Charles Leclerc (Ferrari), +1’08.774
7) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes), +1 volta
8) Esteban Ocon (Alpine/Renault), +1 volta
9) Lando Norris (McLaren/Mercedes), +1 volta
10) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), +1 volta
11) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull), +1 volta
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes), +1 volta
13) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), +1 volta
14) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes), +1 volta
15) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), +1 volta
16) Mick Schumacher (Haas/Ferrari), +1 volta
17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), +1 volta
18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes), +2 voltas
OUT) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
OUT) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)

Better Collective