Home Futebol Felipão teria negado o Barcelona após deixar a seleção brasileira

Felipão teria negado o Barcelona após deixar a seleção brasileira

Treinador teria recebido consulta do time espanhol após ter conquistado o título da Copa do Mundo

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Atual técnico do Athletico Paranaense, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, está prestes a disputar uma final de Copa Libertadores. Ele voltou a ser destaque no futebol sob o comando do Furacão após alguns anos de hiato e de passagens frustrantes como pelo Cruzeiro. Porém, o passado de Felipão é recheado de títulos e glórias, sendo o maior deles o título da Copa do Mundo com a seleção brasileira em 2002.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entretanto, o que poucos sabem, é que Felipão poderia ter deixado o Brasil em 2003 para ter comandado o Barcelona. Segundo publicação do UOL Esporte, o treinador recebeu a consulta do clube espanhol depois do Mundial para assumir a vaga de Frank Rijkaard, já que a ideia da diretoria da época era demitir o técnico.

No entanto, o atual treinador do Athletico disse “não” à consulta do time, uma vez que o Barcelona vivia fase conturbada e, naquele momento, vinha de uma derrota por 5 a 1 para o Málaga.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com isso, ele acabou aceitando a proposta da seleção de Portugal, onde fez sucesso, levou a equipe para a final da Eurocopa e para a semifinal da Copa do Mundo.

Felipão é bicampeão da Libertadores e fez sucesso em Portugal

Felipão, hoje com 73 anos, começou a carreira como treinador nos anos 1980, tendo passado por vários clubes como CSA, Juventude e Grêmio.

Em 1991, foi campeão da Copa do Brasil pelo Criciúma e ganhou destaque nacional. Em 1993 retornou ao Grêmio, onde teve a passagem que o elevou ao status de ídolo. Foram quatro anos no clube. Por lá, conquistou um Brasileirão e uma Libertadores. Em 1997, chegou ao Palmeiras, time em que também se tornou ídolo, em uma passagem que durou até 2000. Foram títulos de Copa do Brasil e mais uma Libertadores. Passou pelo Cruzeiro, mas logo saiu para comandar a seleção brasileira em 2001.

PUBLICIDADE

Após ser campeão mundial em 2002, Felipão foi para a seleção de Portugal, onde ficou de 2003 a 2008 e ganhou admiração. Posteriormente, comandou o Chelsea na temporada 2008/09 e encerrou a passagem pela Europa.

PUBLICIDADE

Passou pelo Bunyodkor, do Uzbesquistão, e voltou ao Brasil. Em solo brasileiro, defendeu mais uma vez pelo Palmeiras e voltou à seleção brasileira em 2013.

Pela amarelinha, foi campeão da Copa das Confederações. No entanto, ficou marcado pelo 7 a1 na Copa do Mundo de 2014.

Logo após a passagem pela seleção brasileira, o treinador foi contratado pelo Grêmio. Depois foi para a China para ser multicampeão pelo Guangzhou FC e retornou ao Palmeiras em 2018, onde foi campeão brasileiro novamente.

Felipão passou por Cruzeiro e Grêmio antes de voltar ao topo com o Athletico Paranaense, que será seu último clube da carreira.

PUBLICIDADE
Better Collective