Atual técnico do Athletico Paranaense, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, está prestes a disputar uma final de Copa Libertadores. Ele voltou a ser destaque no futebol sob o comando do Furacão após alguns anos de hiato e de passagens frustrantes como pelo Cruzeiro. Porém, o passado de Felipão é recheado de títulos e glórias, sendo o maior deles o título da Copa do Mundo com a seleção brasileira em 2002.
Entretanto, o que poucos sabem, é que Felipão poderia ter deixado o Brasil em 2003 para ter comandado o Barcelona. Segundo publicação do UOL Esporte, o treinador recebeu a consulta do clube espanhol depois do Mundial para assumir a vaga de Frank Rijkaard, já que a ideia da diretoria da época era demitir o técnico.
No entanto, o atual treinador do Athletico disse “não” à consulta do time, uma vez que o Barcelona vivia fase conturbada e, naquele momento, vinha de uma derrota por 5 a 1 para o Málaga.
Com isso, ele acabou aceitando a proposta da seleção de Portugal, onde fez sucesso, levou a equipe para a final da Eurocopa e para a semifinal da Copa do Mundo.
Felipão é bicampeão da Libertadores e fez sucesso em Portugal
Felipão, hoje com 73 anos, começou a carreira como treinador nos anos 1980, tendo passado por vários clubes como CSA, Juventude e Grêmio.
Em 1991, foi campeão da Copa do Brasil pelo Criciúma e ganhou destaque nacional. Em 1993 retornou ao Grêmio, onde teve a passagem que o elevou ao status de ídolo. Foram quatro anos no clube. Por lá, conquistou um Brasileirão e uma Libertadores. Em 1997, chegou ao Palmeiras, time em que também se tornou ídolo, em uma passagem que durou até 2000. Foram títulos de Copa do Brasil e mais uma Libertadores. Passou pelo Cruzeiro, mas logo saiu para comandar a seleção brasileira em 2001.
Após ser campeão mundial em 2002, Felipão foi para a seleção de Portugal, onde ficou de 2003 a 2008 e ganhou admiração. Posteriormente, comandou o Chelsea na temporada 2008/09 e encerrou a passagem pela Europa.
Passou pelo Bunyodkor, do Uzbesquistão, e voltou ao Brasil. Em solo brasileiro, defendeu mais uma vez pelo Palmeiras e voltou à seleção brasileira em 2013.
Pela amarelinha, foi campeão da Copa das Confederações. No entanto, ficou marcado pelo 7 a1 na Copa do Mundo de 2014.
Logo após a passagem pela seleção brasileira, o treinador foi contratado pelo Grêmio. Depois foi para a China para ser multicampeão pelo Guangzhou FC e retornou ao Palmeiras em 2018, onde foi campeão brasileiro novamente.
Felipão passou por Cruzeiro e Grêmio antes de voltar ao topo com o Athletico Paranaense, que será seu último clube da carreira.

