O tetracampeonato do Flamengo na Copa do Brasil não será apenas comemorado pelos jogadores, torcida e comissão técnica. Acontece que, o campeonato garantiu a vaga do time carioca na Libertadores, permitindo assim mais uma vaga no Brasileirão. Desta forma, um clube que ficaria de fora conseguirá a chance da disputa continental.
Entenda mais sobre a situação
O Flamengo venceu o Corinthians ontem (19) no Maracanã. O clube atualmente está na terceira colocação do Brasileirão, garantindo a possibilidade de disputar o campeonato continental por conta da sua posição. Porém, agora que se consagrou campeão, o time rubro-negro abre mão do seu direito a participar pela classificação de pontos.
Desta forma, há quatro vagas direitas para a Libertadores, do primeiro ao quinto colocado. Até o momento, além do Flamengo, há outros classificados como o Palmeiras, Internacional, Fluminense e Corinthians. Entretanto, esta questão também tem influência no cenário da pré-Libertadores, pois agora o sexto e sétimo colocado tem chance de uma vaga, até o momento, estes são: Athletico-PR e Atlético-MG.
No entanto, já que o Flamengo irá disputar a final da Copa Libertadores, há possibilidades de que a lista chegue até o oitavo colocado. Já que a vitória também garante uma vaga na próxima competição, permitindo um novo espaço na disputa através dos pontos do Brasileirão.
Como são preenchidas as vagas?
Vale a pena mencionar que as vagas surgem a partir da seguinte forma:
- 1 campeão da Copa Libertadores de 2021;
- 1 campeão da Copa Sul-Americana do ano anterior;
- 6 vagas para o futebol argentino;
- 4 vagas para o futebol de Bolívia;
- 7 vagas para o futebol de Brasil;
- 4 vagas para o futebol de Chile;
- 4 vagas para o futebol de Colômbia;
- 4 vagas para o futebol de Equador;
- 4 vagas para o futebol de Paraguai;
- 4 vagas para o futebol de Peru;
- 4 vagas para o futebol de Uruguai;
- 4 vagas para o futebol de Venezuela.

