Nove anos depois, o Flamengo volta a conquistar a Copa do Brasil e se sagra tetracampeão do torneio. Um dos grandes responsáveis por retomar o bom futebol do time, o técnico Dorival Jr revelou em coletiva que “previu” a disputa da final após vitória emblemática.
Segundo explicou Dorival, ele disse ao elenco do Flamengo que se o time conseguisse superar o Atlético-MG, nas oitavas de final, chegaria à decisão. O treinador assumiu o rubro-negro três dias antes do jogo de ida, no Mineirão, onde foi derrotado por 2×1. Porém, na partida de volta, o Fla venceu por 2×0 e avançou de fase.
“Eu pontuei a eles: se vencêssemos o Atlético-MG, estaríamos na final da Copa do Brasil. E graças a Deus acabou acontecendo. De lá pra cá fizemos jogos interessantes, com segurança grande, dominando a maioria das partidas, conseguimos impor aquilo que gostaríamos. Fizemos por merecer a vaga nas finais. Fico feliz de ter alcançado essa conquista. Por merecimento o Flamengo chegou onde chegou. Não tem preço que pague esse presente ao torcedor”, disse Dorival Jr na coletiva.
De Norte a Sul. Do Inferno à consagração. #SomosUmaNação e o Brasil inteiro está em festa.
— Flamengo (@Flamengo) October 20, 2022
O MENGÃO É CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL! É TETRA! É TEEEETRAAAAA!
E aquela música que já não rimava… agora fica ainda melhor. Pode gritar, Nação: A COPA DO BRASIL #EUTENHO4! #FL4 pic.twitter.com/pPVKxFUtPC
O Flamengo agora vira a chave para a reta final de preparação para a Libertadores. No próximo dia 29, o time encara o Athletico, em Guayaquill, em busca do tri da América. Antes disso, ainda tem dois desafios pelo Campeonato Brasileiro, mas deve utilizar time alternativo em ambos os jogos.

