Home Futebol Flamengo hoje: Rubro-Negro conquista vaga na Supercopa pela 4ª vez; relembre campanha

Flamengo hoje: Rubro-Negro conquista vaga na Supercopa pela 4ª vez; relembre campanha

Desde quando a competição foi retomada em 2020, Flamengo marcou presença em todas as edições do torneio, sendo bicampeão

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

A Supercopa do Brasil foi retomada pela CBF depois de duas edições do começo dos anos 90 em que ficaram esquecidas. Assim, os campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão Série A voltaram a se enfrentar numa partida valendo taça. Coincidência ou não, o resgate da Supercopa pela entidade coincide com um período vitorioso do Flamengo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dessa forma, o torneio voltou a ser jogado em 2020, depois de um hiato de 30 anos. Anteriormente, o Grêmio foi o primeiro vencedor em 1990 e o Corinthians o segundo no ano seguinte. Portanto, a Supercopa do Brasil terá a quarta decisão depois da retomada, e todas contando com a participação do Flamengo. O jogo está marcado para 28 de janeiro de 2023 e o adversário, ao que tudo indica, será o Palmeiras, que atualmente lidera o Brasileirão Série A com oito pontos de vantagem sobre o Internacional.

Flamengo pé-quente no Mané Garrincha

Das três edições anteriores, o Flamengo ganhou as duas primeiras, ambas realizadas no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Em 2020, como campeão brasileiro, encarou o Athletico-PR, que havia faturado a Copa do Brasil do ano anterior. Assim, o Rubro-Negro treinado por Jorge Jesus aplicou 3 a 0 no Furacão comandado por Dorival Júnior, com gols de Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No ano seguinte, logo após vencer novamente o Brasileirão Série A em 2020, o adversário foi o Palmeiras, campeão da Copa do Brasil. Contudo, a decisão diante do Verdão em Brasília foi muito mais difícil. O Flamengo de Rogério Ceni empatou em 2 a 2 com o Alviverde treinado por Abel Ferreira e levou o bicampeonato nos pênaltis: 6 a 5.

Mesmo vice, nova final de Supercopa para o Rubro-Negro

Por fim, o Flamengo marcou presença na Supercopa do Brasil deste ano por ser vice-campeão do Brasileirão Série A de 2021. Afinal, o Atlético-MG conseguiu, na temporada passada, unificar os dois principais títulos nacionais: o brasileiro e a Copa do Brasil. Mesmo assim, a partida realizada no último dia 20 de fevereiro na Arena Pantanal, em Cuiabá, foi equilibrada.

Um novo empate em 2 a 2 mais uma vez levou a disputa para as penalidades. Mas depois de uma interminável decisão, com direito a 24 cobranças, de maneira a Hulk e Vitinho chutarem pela segunda vez cada, o atacante rubro-negro errou e o Galo faturou a taça ao vencer por 8 a 7.

PUBLICIDADE
Better Collective