Home Futebol Flamengo: Thiago Maia se destaca como ‘cão de guarda’ de Dorival Júnior; veja números

Flamengo: Thiago Maia se destaca como ‘cão de guarda’ de Dorival Júnior; veja números

Volante rubro-negro é mais um entre os muitos destaques da equipe campeã da Copa do Brasil e tricampeã da Libertadores

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O torcedor do Flamengo segue de alma lavada. Apenas 10 dias depois do tetracampeonato da Copa do Brasil sobre o Corinthians, a Nação segue celebrando o tri da Libertadores. A vitória sobre o Athletico-PR neste sábado (29) veio com gol de Gabigol, aos 48 minutos do primeiro tempo, no Estádio Monumental de Guayaquil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Flamengo teve muitos destaques individuais ao longo da grande campanha rubro-negra na Libertadores e na Copa do Brasil. Assim, Thiago Maia é um exemplo. Típico “carregador de piano” da equipe, o volante de 25 anos é o líder em bolas recuperadas da equipe durante o período em que é comandada por Dorival Júnior, de acordo com informações do Sofascore.

Thiago Maia realizou 28 jogos com o atual técnico do Flamengo, sendo 24 como titular. Autor de uma assistência, o camisa 8 rubro-negro recuperou 190 bolas, obtendo uma média de 6,8 por jogo, além de conseguir 57 desarmes. Outros números positivos do “cão-de-guarda” do Flamengo são as 37 interceptações e um aproveitamento positivo de 91% de acerto nos passes. Portanto, recebeu do Sofascore a nota 6,93.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Thiago Maia foi adquirido em definitivo pelo Flamengo no começo do ano

Thiago Maia chegou no Flamengo no começo de 2020, sendo emprestado pelo Lille, da França. O volante iniciou a carreira profissional no Santos, onde atuou de 2014 a 2017. Durante o período, fez parte da campanha que deu à seleção brasileira a até então inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, na edição de 2016 no Rio de Janeiro. Em julho de 2017, foi vendido pelo Santos ao Lille por 14 milhões de euros (cerca de R$ 50 milhões, na cotação da época).

Já no Flamengo, sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo em novembro de 2020. Logo após operar o local, retornou ao futebol sete meses depois, em 27 de junho de 2021, na derrota para o Juventude pela 5ª rodada do Brasileirão Série A. Desde então, o jogador vem se destacando, até ser adquirido em definitivo pelo Flamengo junto ao Lille em janeiro de 2022. Assim, o Rubro-Negro pagou quatro milhões de euros por 50% dos direitos econômicos e Thiago Maia assinou um novo contrato até dezembro de 2026.

PUBLICIDADE
Better Collective