De acordo com informações do Notícias da TV, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) tomou a decisão de prorrogar por mais 60 dias o inquérito que investiga um suposto monopólio da TV Globo em direitos de transmissão nos eventos esportivos brasileiros.
Cabe ressaltar que este procedimento está paralisado sem nenhum elemento novo desde maio de 2021, pois o conselho está apenas renovando o inquérito, apesar da falta de elementos concretos contra a TV Globo.
Em todas as justificativas para s renovações do inquérito, a Superintendência-Geral do Cade entende que precisa de mais tempo para analisar todos os documentos envolvidos nesta investigação.
Globo questiona duração do inquérito
A última novidade neste inquérito ocorreu quando a TV Globo respondeu um longo questionado enviado pelo Cade sobre a investigação. Além disso, a emissora deixou clara a sua insatisfação com o longo período de tempo desta investigação.
A TV Globo entende que a atual direção do Cade segue prolongando um assunto antigo, já investigado em diversas outras oportunidades, sem encontrar provas concretas contra a emissora.
Cabe ressaltar que o atual inquérito existe desde 2019, quando o Cade decidiu investigar uma suposta desvantagem do contrato do Fortaleza com a Turner (atual WarnerMedia) para os direitos do Brasileirão. O órgão ampliou a investigação e transformou o inquérito em uma nova investigação sobre o possível monopólio da TV Globo.

