Após uma longa e difícil caminhada na Série B, o Grêmio enfim conseguiu obter o seu acesso matemático à Série A . A classificação oficial veio neste domingo (23) à tarde, no Recife, com a vitória pelo placar de 3 a 0 com dois gols de Bitello e outro marcado pelo experiente Lucas Leiva, único do atual elenco a ter participado da Batalha dos Aflitos do ano de 2005. Ainda restam duas partidas para o fim da competição.
Por ter conseguido a classificação, o Grêmio terá que dividir a premiação, entre atletas, comissão técnica e funcionários que, no total, chega a R$ 5 milhões. Segundo o site GZH, foram os próprios jogadores que acertaram o formato da premiação no começo do ano.
A divisão do valor será proporcional à participação dos atletas nos jogos. Em outras palavras, quem atuou mais receberá mais. Caso o acesso não tivesse sido conquistado, nenhum valor seria dado pela direção ao grupo. Já o técnico Renato Portaluppi havia acertado um valor de aproximadamente R$ 2 milhões entre salários e premiações pelos dois meses de trabalho.
Bolzan faz balanço positivo da gestão no Grêmio
Aliviado pela conquista do acesso, que era o seu último objetivo no comando do clube, o presidente Romildo Bolzan Jr concedeu coletiva de imprensa e fez um balanço positivo da sua gestão iniciada em 2005:
“Faço uma avaliação positiva da minha gestão. Fomos campeões de Copa do Brasil, Libertadores, Recopa, fomos hegemônicos em Gre-Nais, mas levo comigo este ano de insucesso que eu não desejo para ninguém”, disse o presidente, antes de completar sobre a Série B.
“Quero agradecer aos dois treinadores que passaram nessa temporada. Renato e Roger fizeram um trabalho árduo e conseguimos retornar”, completou.
Apenas cumprindo tabela e provavelmente sem os principais jogadores, o Grêmio volta a jogar na sexta-feira, 21h30, contra o Tombense fora de casa.

