Home Futebol Grêmio repete marca do Internacional no Brasileirão Série B: entenda

Grêmio repete marca do Internacional no Brasileirão Série B: entenda

Tricolor Gaúcho confirmou o retorno à primeira divisão do futebol brasileiro em 2023, ao golear o Náutico por 3 a 0 nos Aflitos

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O Estádio dos Aflitos virou mesmo um palco de redenções do Grêmio logo após as quedas. Assim como em 2005, o Tricolor Gaúcho confirmou o acesso matemático para o Brasileirão Série A com uma vitória sobre o Náutico fora de casa. Contudo, a partida deste domingo (23) foi muito mais fácil. Com dois gols de Bitello e outro de Lucas Leiva, único remanescente de 17 anos atrás, o time de Renato Gaúcho aplicou 3 a 0 no Timbu. Para efeitos de comparação, o retorno gremista à primeira divisão guarda semelhanças com a experiência vivida pelo arquirrival.

Nesse sentido, o Grêmio subiu com duas rodadas de antecedência. Em 2017, o Internacional também obteve seu acesso na 36ª rodada do Brasileirão Série B daquele ano. Assim, a equipe colorada se garantiu também fora de casa, num empate sem gols diante do Oeste em Barueri. Na época, o time gaúcho era treinado interinamente por Odair Hellmann. Aliás, o técnico fazia a sua estreia, já que Guto Ferreira havia sido demitido depois de ter ficado no 1 a 1 em casa com o Vila Nova, na rodada anterior. Para 2018, Odair seria efetivado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entretanto, há algumas diferenças da campanha gremista com relação à colorada de cinco anos atrás. Na ocasião, o Internacional lutou pelo título do Brasileirão Série B até a última rodada, conquistado pelo América-MG em 2017. Enquanto o Grêmio não tem mais como chegar no Cruzeiro, campeão desde a 32ª desta temporada. Além disso, o Colorado finalizou aquele campeonato com 71 pontos, dois atrás do Coelho. Já o Grêmio em 2022 não consegue mais alcançar o desempenho do arquirrival, pois com os 61 que chegou ao derrotar o Náutico, pode chegar no máximo a 67.

Pontuação do Grêmio em 2022 não seria suficiente para subir em 2017

Com o empate contra o Oeste na Arena Barueri, o Internacional confirmou o acesso ao chegar aos 65 pontos em 2017. Posteriormente, venceria os dois últimos jogos contra Goiás no Serra Dourada e Guarani no Beira-Rio, ambos por 2 a 0, indo para 71. Mas o América-MG garantiu a taça na última rodada, com uma vitória por 1 a 0 sobre o CRB no Independência. Os dois compromissos derradeiros do Grêmio na temporada acontecerão contra o Tombense na sexta (28) em Muriaé-MG e o Brusque no dia 6, na Arena.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por fim, o Brasileirão Série B 2017 foi um campeonato com a régua maior para subir. Afinal, o Londrina somou 62 pontos há cinco anos atrás e ficou na quinta colocação. Naquele ano, o G-4 foi formado pelo América-MG campeão com 73, contra 71 do Internacional, 67 do Ceará e 64 do Paraná. Já em 2022, os 61 do Grêmio já asseguraram o acesso matemático, enquanto o Vasco com 59 e o Bahia somando 58 estão com as vagas para o Brasileirão Série A 2023 encaminhadas.

Aliás, há um fato em comum nos dois campeonatos. Em ambos, o Náutico é o lanterna. Em 2017, caiu com 32 pontos. Atualmente, depois da derrota para o Grêmio, permanece estacionado nos 30, mas ainda pode “superar” a performance anterior nos dois jogos finais.

PUBLICIDADE
Better Collective