Home Futebol Jogo do Cruzeiro hoje contra o Vila Nova marca seis meses de Ronaldo à frente da SAF

Jogo do Cruzeiro hoje contra o Vila Nova marca seis meses de Ronaldo à frente da SAF

Gestão do Fenômeno conseguiu em meio ano atingir o principal objetivo da temporada da Raposa e conquistando o título do Brasileirão Série B

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Já campeão, o Cruzeiro desfruta dos últimos jogos no Brasileirão Série B logo após três temporadas seguidas longe da elite. Nessa sexta-feira (14), visitará o Vila Nova às 20h30 (horário de Brasília), no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia, pela 35ª rodada. A partida, se na teoria só serve para a Raposa cumprir tabela, será simbólica num aspecto: marcará os exatos seis meses em que Ronaldo Nazário assinou o contrato, assumindo a gestão da equipe celeste.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim, no dia 14 de abril de 2022, o Fenômeno adquiriu definitivamente 90% das ações da SAF cruzeirense, no valor de 400 milhões de reais. Portanto, em meio ano, o eterno camisa 9 não apenas ajudou a devolver o Cruzeiro à primeira divisão do futebol brasileiro, como fez a Raposa sobrar nesta edição do Brasileirão Série B. Afinal, a equipe quebrou vários recordes, como o acesso e o título com mais antecedência, desde quando a competição passou a ser disputada por pontos corridos com 20 times, a partir de 2006.

Cruzeiro foi obrigado a pedir recuperação judicial

Dos 400 milhões de reais investidos, Ronaldo combinou em utilizar 50 milhões para sanar dívidas mais urgentes do Cruzeiro. Dessa forma, impediu novos casos de transfer ban, a punição da Fifa em que o clube ficava impossibilitado de inscrever novos atletas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso, o empresário solicitou ao Cabuloso, com dívidas avaliadas em cerca de 200 milhões de reais quando assumiu, que entrasse com o pedido de recuperação judicial da Associação Cruzeiro, o que foi aprovado pela Justiça. Desse modo, foi enviado no mês passado o plano de pagamento aos credores. Aliás, Ronaldo Nazário ainda colocou os centros de treinamento do Cruzeiro, as Tocas da Raposa I e II, sob o controle da SAF.

Ronaldo tomou medidas polêmicas, como a dispensa de Fábio

No começo do ano, o empresário foi obrigado a tomar atitudes impopulares que desagradaram o torcedor do Cruzeiro. Então, antes mesmo de assinar o contrato da SAF, Ronaldo rescindiu os contratos de nomes como o técnico Vanderlei Luxemburgo e o goleiro Fábio, este um símbolo da história do clube, titular desde 2005. Dessa forma, o gestor procurou readequar salários de acordo com a nova realidade implementada. Por conta disso, chegou Paulo Pezzolano, técnico uruguaio outrora desconhecido.

PUBLICIDADE

Por fim, Ronaldo conseguiu mobilizar novamente o programa sócio-torcedor do Cruzeiro. Quando assumiu a SAF do clube mineiro, o número de associados era de 10 mil. Mas com o grande desempenho na temporada, que devolveu a torcida ao Mineirão, o Sócio 5 Estrelas registrou 70 mil nesta quinta-feira (13). Portanto, a marca superou a expectativa do Fenômeno, que esperava chegar aos 50 mil em 2022. Agora no Brasileirão Série A, o próximo objetivo é superar os 100 mil sócios no ano que vem.

PUBLICIDADE
Better Collective