Depois de uma longa espera, Flamengo e Athletico Paranaense medem forças na finalíssima da Copa Libertadores neste sábado (29), às 17h (de Brasília), em Guayaquil, no Equador. Enquanto os cariocas buscam o tricampeonato no torneio, o Furacão quer o título inédito, e aposta na experiência de Luiz Felipe Scolari para obter êxito.
Do lado do Flamengo, João Gomes, que cumpriu suspensão na finalíssima da Copa do Brasil diante do Corinthians retomará a condição de titular. Bruno Henrique e Rodrigo Caio seguem como baixas e retornam aos gramados no próximo ano. Vidal, que teve problemas musculares nos últimos dias, trabalhou normalmente com o grupo e deve ficar como opção no banco.
Felipão, por sua vez, contará com Pablo à disposição, o atacante que se queixava de dores musculares, participou da última movimentação em Guayaquil, e deve ser relacionado. O experiente treinador faz mistério quanto à escalação que colocará em campo.
O histórico aponta 73 confrontos entre Flamengo e Athletico, com 29 vitórias dos cariocas e 26 triunfos dos paranaenses, além de 18 empates. São 92 gols do time da Gávea, contra 89 tentos do Furacão. Na atual temporada, os dois times mediram forças pelas quartas de final da Copa do Brasil. Após um 0 a 0 no Maracanã, o Fla conseguiu superar o adversário em Curitiba por 1 a 0, e avançou às semis.
🥇🥈 O pódio da #GloriaEterna!
⚽🏆 As medalhas de campeão e vice na final da CONMEBOL #Libertadores 2022. @Flamengo ou @AthleticoPR, qual deles ficará com o ouro?#Flamengo #Athletico pic.twitter.com/laGgXx4PMf
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) October 28, 2022
FICHA TÉCNICA: FLAMENGO x ATHLETICO
Data e horário: 29/10/2022, sábado, às 17h (horário de Brasília)
Local: Monumental de Guayaquill, Guayaquil (Equador)
Árbitro: Patricio Loustau (Argentina)
Assistentes: Diego Bonfá (Argentina) e Ezequiel Brailovsky (Argentina)
Quarto Árbitro: Leonardo Ferreira Lima (PR)
VAR: Mauro Vigliano (Argentina)
Onde assistir: Tempo Real do Esporte News Mundo/Furacão Live/Casimiro Twitch.
Prováveis escalações: Flamengo (Técnico: Dorival Júnior) Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e De Arrascaeta; Gabigol e Pedro.
Desfalques: Bruno Henrique e Rodrigo Caio (lesionados, só voltam em 2023)
Athletico (Técnico: Luiz Felipe Scolari) Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Erick (Canobbio), Fernandinho, Alex Santana e David Terans; Cuello e Pablo.

