O Flamengo pode ser campeão da CONMEBOL Libertadores no próximo sábado (29). A equipe rubro-negra enfrentará o Athletico Paranaense em Guayaquil, no Equador, às 17h (no horário de Brasília).
A disputa pelo título continental interessa muitos torcedores do Brasil, além de flamenguistas e athleticanos. O Brasileirão Série A pode ter grande impacto, dependendo de quem levantar a taça da Libertadores.
O que acontece no Brasileirão se o Flamengo vencer a Libertadores?
Atualmente na terceira posição do Brasileirão Série A, o Flamengo já está garantido na próxima edição por conta da conquista da Copa do Brasil. Os rubro-negros derrotaram o Corinthians na decisão, no Maracanã.
Como neste momento está entre as posições que classificam os clubes diretamente para a fase de grupos da Libertadores, o time rubro-negro “abriu” uma nova vaga pela tabela do Brasileirão Série A.
Em caso de título também na Libertadores (contando com a permanência do Flamengo no G5), o sexto colocado do Campeonato Braisleiro também terá direito de ir à fase de grupos da competição em 2023.
Curiosamente, o sexto colocado do Brasileirão até a 34ª rodada é o Athletico Paranaense, finalista ao lado do Flamengo. Neste momento, o time de Felipão estaria na pré-Libertadores junto com o Atlético Mineiro.
Além disso, pode-se afirmar que São Paulo, Fortaleza, Botafogo e América Mineiro também estão interessados em saber quem será o campeão continental. Mesmo atrás, os clubes fazem contas para tentar a vaga na próxima edição.
Como serão oito vagas brasileiras na próxima Libertadores, as quatro equipes citadas acima brigam pelo oitavo lugar na tabela classificação, que levaria para a fase preliminar do torneio da CONMEBOL.
Vale ressaltar que esse cenário só existe caso o vencedor deste sábado permaneça entre os sete melhores clubes do Brasileirão nesta temporada.

