Home Mercado da Bola Mercado da bola: especulado no Flamengo em 2020, Fernando Hierro acerta com clube mexicano

Mercado da bola: especulado no Flamengo em 2020, Fernando Hierro acerta com clube mexicano

Lendário jogador do Real Madrid, Fernando Hierro é o novo diretor esportivo do Chivas Guadalajara, do México

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, o Chivas Guadalajara, acertou na manhã desta terça-feira (18), a contratação de Fernando Hierro. O ex-jogador foi convidado pelo presidente do clube, Jorge Carlos Vergara Madrigal, para trabalhar ao lado do técnico Ricardo Cadena.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Fernando Hierro será diretor esportivo do Chivas Guadalajara e atuará no departamento de futebol do clube mexicano. Ele terá a missão de trabalhar na gestão do elenco, identificação e captação de jovens, e na contratação de reforços.

A carreira como jogador

1987 – 1989: Valladolid

1989 – 2003: Real Madrid

2003 – 2004: Al-Rayyan

2004 – 2005: Bolton Wanderers

PUBLICIDADE

Fernando Hierro chega para ser diretor técnico, cargo que era ocupado por Luís Fernando Tena. Ele deixou o clube no começo da temporada para assumir o comando da seleção da Guatemala. Desde então, a função não foi preenchida pelo dirigente.

“Com um trajeto de mais de quinze anos como diretor desportivo, destacando-se na conquista de um Mundial, um Campeonato da Europa e de outros sucessos com a Federação Espanhola, Hierro chega ao Chivas para liderar uma nova era rojiblanca no seu projeto desportivo”, disse Jorge Carlos Vergara Madrigal ao site oficial do clube.

Trabalhos como diretor esportivo

2007 – 2011: Espanha

2007 – 2012: Málaga

PUBLICIDADE

2016 – 2018: Espanha

Fernando Hierro estava trabalhando como consultor esportivo do Al-Rayyan, do Catar, antes do convite do Chivas Guadalajara. Anteriormente foi diretor esportivo da Federação Espanhola e substituiu Julen Lopetegui no comando da Espanha na Copa do Mundo de 2018.

Além disso, teve duas experiências à beira do campo. Em 2014, foi o segundo auxiliar de campo do italiano Carlo Ancelotti no Real Madrid. Dois anos depois, comandou o Real Oviedo na segunda divisão da Espanha.

Lenda do Real Madrid, Fernando Hierro atuou 14 temporadas com a camisa merengue. Entre 1989 e 2003, o espanhol disputou 602 partidas e marcou 128 gols. Nesse meio tempo, levantou 18 taças, entre elas o Mundial de Clubes (2x) e a Liga dos Campeões da Europa (3x).

PUBLICIDADE

E o Flamengo?

Após Jorge Jesus trocar o Flamengo pelo Benfica, o vice-presidente de futebol Marcos Braz e o diretor executivo Bruno Spindel foram ao mercado em busca de um técnico europeu. Na época, as prioridades eram André-Villas Boas, Carlos Carvalhal e Leonardo Jardim.

No entanto, os portugueses descartaram assumir o time rubro-negro. Logo após as negativas, os dirigentes entrevistaram Javier Aguirre, Fernando Hierro e Domènec Torrent. O ídolo do Real Madrid foi oferecido por um empresário que atua na Espanha.

Fernando Hierro demonstrou bastante conhecimento sobre o futebol brasileiro, a história do clube e, principalmente, elenco rubro-negro. Apesar disso, os dirigentes decidiram apostar no ex-auxiliar técnico de Pep Guardiola. Meses após ser contratado, Dome foi demitido do Flamengo.