MLB: o que esperar da World Series entre Philadelphia Phillies e Houston Astros?
Houston chega como favorito enquanto Philadelphia quer fazer história na grande final da Major League Baseball
Foto: Logan Riely/Getty Images
Nesta sexta-feira (28) começa a disputa da World Series entre o Philadelphia Phillies e o Houston Astros. Não há dúvidas de que a equipe do Texas chega como a favorita a levar o título, já que esta é a quarta aparição do time na final nos últimos seis anos, sem contar o fato de que Houston foi o time mais consistente durante toda a temporada na Liga Americana. Do outro lado, os Phillies querem se tornar o primeiro time de wild card com o seed 6 a conquistar a World Series, além de serem a terceira equipe da divisão leste da Liga Nacional a frustrar os Astros na final.
Vale lembrar que os dois times se enfrentaram em Houston na última série da temporada regular, com a equipe da casa vencendo dois dois três jogos. Na primeira partida, Aaron Nola dominou os Astros e Kyle Schwarber brilhou com dois home runs. Mas Houston aplicou uma surra de 10 a 0 no jogo seguinte com Justin Verlander no montinho e o titular, Ranger Suárez, do outro lado, cedendo seis corridas. Na partida mais apertada, com um placar final de 3 a 2 para os Astros, o ataque de Philadelphia teve muitas dificuldades no confronto contra Framber Valdez. Mas mesmo com a derrota na série, os Phillies garantiram a vaga nos playoffs em Houston.
QUANDO E ONDE OS JOGOS
A World Series, assim como as finais de liga, é uma série melhor de sete jogos. Como os Astros tiveram um recorde melhor do que o de Philadelphia na temporada regular, a equipe terá o mando de campo na final.
http://gty.im/1435155043Assim, a série começa com dois jogos em Houston nos dias 28 e 29. Após um dia de folga, a World Series volta para a Philadelphia pela primeira vez desde 2008 para mais duas partidas. Se necessário, o jogo 5, também na casa dos Phillies, acontece em 2 de novembro. Se nenhum time for campeão, a série volta para o Texas nos dias 4 e 5.
http://gty.im/1244000867CAMINHO ATÉ A WORLD SERIES
Na temporada regular, o Houston Astros teve um recorde de 106 vitórias e 56 derrotas, terminando com o segundo melhor aproveitamento da MLB (atrás apenas dos Dodgers) e como o time número um da Liga Americana. Isso garantiu a folga na rodada de wild card dos playoffs. Nas duas séries seguintes, Houston varreu seus adversários. Na rodada de divisão, a equipe bateu o Seattle Mariners por 3 a 0. Já na final da liga, os Astros venceram os Yankees por um total de 4 jogos a 0.
Diferentemente de Houston, o Philadelphia Phillies teve uma temporada regular difícil e terminou com um recorde de 87 vitórias e 75 derrotas. A equipe, que terminou em terceiro lugar na divisão leste da Liga Nacional, foi a última a se classificar aos playoffs. Mas a partir da rodada de wild card as coisas começaram a funcionar para o lado de Philadelphia. Primeiro eles venceram os Cardinals por 2 a 0 em St. Louis. Já na série divisional, o time superou o atual campeão, Atlanta Braves, por 3 a 1. E na final da Liga Nacional, Philadelphia bateu o San Diego Padres pelo placar de 4 a 1.
Did anyone see the bracket ending up like this? #Postseason
(MLB x @ScottsLawn) pic.twitter.com/ZLGP72O6Ls
— MLB (@MLB) October 25, 2022
O QUE ESPERAR DO HOUSTON ASTROS
Durante toda a temporada, o Houston Astros mostrou uma grande consistência nos dois lados do campo, algo que ficou em evidência nestes playoffs. A cabeça fria, algo que só é possível se ter com a experiência na pós-temporada, também foi um grande destaque em Houston. Dos sete jogos até aqui, seis deles foram decididos por apenas duas corridas de diferença.
http://gty.im/1435149549Muito deste sucesso se deve por conta da performance no montinho, especialmente contra canhotos. Após um primeiro jogo cedendo sete corridas na série de divisão, os Astros cederam apenas outras sete nas partidas restantes, e com isso ficaram com um ERA de 1.18. O quarteto de titulares com Justin Verlander, Framber Valdez, Cristian Javier e Lance McCullers é extremamente perigoso. Mas o principal destaque vai para o bullpen, que nestes playoffs está com ERA de 0.82, WHIP de 0.73 e cedendo uma média de rebatidas de apenas .127. Os oito arremessadores que saíram do bullpen permitiram somente três corridas, que foram cedidas em home runs solos.
http://gty.im/1433207831No lado ofensivo, Yordan Álvares é o rebatedor de mais potência, o que fez grande diferença nos placares apertados. Os home runs estão sendo essenciais para Houston vencer as partidas – só na série divisional foram dois HRs de walk-off -, mas isso já era esperado da equipe. Além de Álvarez, a consistência de Alex Bregman, Yuli Gurriel e do novato Jeremy Peña no bastão estão sendo importantes, já que eles pouco sofrem strike outs e conseguem rebatidas em mais de 30% dos at-bats.
O QUE ESPERAR DO PHILADELPHIA PHILLIES
O Philadelphia Phillies tem uma equipe forte no papel há alguns anos, e por isso sempre entrava na temporada com muitas expectativas positivas. No entanto, o time implodia em algum momento e acabava ficando de fora dos playoffs. Mesmo com os reforços adicionados, 2022 parecia ir para o mesmo caminho decepcionante que os torcedores dos Phillies estavam acostumados, principalmente após a demissão do técnico Joe Girardi em junho. Porém, Philadelphia conseguiu chegar na pós-temporada e se tornou o time mais divertido de assistir.
http://gty.im/1435973285No ataque, Kyle Schwarber, Rhys Hoskins e Bryce Harper conseguiram home runs em momentos cruciais para inflamar o Citizens Bank Park. Harper, inclusive, se tornou o primeiro jogador da MLB a ter home runs em três partidas finais de séries de playoffs. Entre os rebatedores que estarão presentes na World Series, ele chega com o maior número de corridas impulsionadas, home runs, aproveitamento no bastão e OPS. Nesta pós-temporada os times que batem mais home runs tendem a vencer os confrontos, mas o desafio dos Phillies contra um grupo de arremessadores que cede poucos deles vai ser grande. No geral, Philadelphia tem quase o dobro de corridas anotadas do que Houston (embora tenha feito quatro jogos a mais) e um melhor aproveitamento nas métricas do ataque, como o AVG, SLG e o OPS.
http://gty.im/1434561025No montinho, Houston tem a vantagem, mas Zack Wheeler é o arremessador titular com melhor WHIP, o segundo melhor ERA e o que permite um menor aproveitamento aos adversários nos playoffs. Apesar de não ter números tão bons como os de Wheeler, Aaron Nola também está jogando muito bem. Ter titulares que vão longe nas partidas é essencial para Philadelphia, já que o bullpen da equipe não tem muitas peças de confiança.

