Home Outros Esportes Playoffs da MLB começam nesta sexta; confira os confrontos e quem são os favoritos ao título

Playoffs da MLB começam nesta sexta; confira os confrontos e quem são os favoritos ao título

Com novo formato, pós-temporada da Major League Baseball têm início nesta sexta com rodada do wildcard

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Como já é de costume no mês de outubro, os playoffs da MLB chegam com muita expectativa para os fãs da MLB. Este ano a pós-temporada vem com um formato diferente e doze equipes disputarão uma chance de conquistar o título a partir desta sexta-feira (07).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Confira a seguir o que mudou com este novo formato, quais os confrontos da primeira rodada e quais equipes são favoritas a chegar na World Series.

FORMATO DOS PLAYOFFS E CONFRONTOS DO WILDCARD

No início da temporada, a MLB anunciou modificações para os playoffs de 2022. A partir deste ano, 12 equipes passaram a se classificar à pós-temporada, sendo os vencedores de cada divisão e mais seis wildcards, ou seja, os times com os três melhores recordes na Liga Americana e três na Nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com esse formato, as duas equipes com melhor aproveitamento e que venceram suas respectivas divisões recebem uma folga na primeira rodada em cada liga. Neste caso, Houston Astros (106-56) e New York Yankees (99-63) já garantiram vagas na série divisional da Liga Americana, enquanto Los Angeles Dodgers (111-51) e Atlanta Braves (101-61) passaram direto para a segunda rodada da Liga Nacional.

As outras quatro equipes restantes de cada lado disputarão séries melhores de três jogos no wildcard. Neste formato, o terceiro campeão de divisão e o outro time de melhor campanha têm o mando de campo nas séries (isso acontece mesmo se o campeão tiver um recorde pior do que os times de wildcard).

Dessa forma, os confrontos da rodada do wildcard, que vão de 7 a 9 de outubro, ficaram da seguinte maneira:

PUBLICIDADE

Liga Americana

#3 Cleveland Guardians (92-70) recebe o #6 Tampa Bay Rays (86-76)

PUBLICIDADE

#4 Toronto Blue Jays (92-70) recebe o #5 Seattle Mariners (90-72)

Liga Nacional

#3 St. Louis Cardinals (93-69) recebe o #6 Philadelphia Phillies (87-75)

#4 New York Mets (101-61) recebe o #5 San Diego Padres (89-73)

Já a rodada divisional, que tem séries melhor de cinco jogos e vai de 11 a 17 de outubro, ficará da seguinte forma:

PUBLICIDADE

Liga Americana

#1 Houston Astros enfrenta o vencedor de Blue Jays e Marines

#2 New York Yankees enfrenta o vencedor de Guardians e Rays

Liga Nacional

#1 Los Angeles Dodgers enfrenta o vencedor de Mets e Padres

#2 Atlanta Braves enfrenta o vencedor de Cardinals e Phillies

PUBLICIDADE

As rodadas de final de divisão (de 18 a 26 de outubro) e a World Series (de 28 de outubro a 5 de novembro) seguem como já acontecia nos anos anteriores. As séries são melhores de sete partidas e o mando de campo pertence ao time com melhor campanha na temporada regular. 

QUEM SÃO OS FAVORITOS NA DISPUTA PELA WORLD SERIES

Liga Americana

Na Liga Americana é difícil imaginar que a vaga da World Series não fique com Astros ou Yankees, pois os dois times estão bem acima dos outros e têm mais experiência nos playoffs. Houston foi uma das equipes mais regulares de toda temporada, e isso se deve principalmente ao montinho.

http://gty.im/1430817250

Estatisticamente, a equipe teve o segundo melhor grupo de arremessadores da MLB, que foi liderado pelo incrível desempenho de Justin Verlander e Framber Valdez, enquanto o bullpen foi o melhor da liga. Já o ataque não brilhou tanto como nos últimos anos, mas tem muita experiência e contou com um desempenho digno de votos para MVP de Yordan Alvarez.

PUBLICIDADE
http://gty.im/1422929322

New York também fez uma boa temporada, mas teve mais momentos de altos e baixos, principalmente depois do All-Star Game. Isso porque o ataque, mesmo tendo rebatedores super potentes, teve dificuldade de fazer contato de forma consistente com a bolinha, ficando apenas em décimo quinto em média de rebatidas. Em diversos momentos, o time precisou contar com os home runs de Giancarlo Stanton, Anthony Rizzo e Aaron Judge para conseguir vencer. Os três são grandes responsáveis pelo ótimo desempenho ofensivo do time, especialmente Judge, que vive um ano mágico.

http://gty.im/1243732723

O bullpen também sofreu bastante com lesões e desempenhos que foram caindo ao longo da temporada, como foi o caso do fechador Clay Holmes. Mas a rotação titular é uma das mais fortes da MLB com Nestor Cortes e Gerrit Cole.

PUBLICIDADE
http://gty.im/1425257786

Liga Nacional

Na Liga Nacional, a corrida deve ser interessante entre Dodgers, Braves e Mets. Los Angeles tem muita experiência e talento em seu time. Mesmo lidando com diversas lesões, a equipe manteve um desempenho consistente durante toda temporada, terminando com os melhores números no que diz respeito aos arremessadores e o melhor ataque em corridas anotadas e OPS.

http://gty.im/1243532800

O conjunto de rebatedores, de 1 a 9, é possivelmente o mais forte dos playoffs com nomes como Mookie Betts e Freddie Freeman comandando a unidade. Além disso, todos os jogadores da rotação titular têm ERA abaixo de 3.00. Isso é fundamental, já que os Dodgers tiveram problemas na hora de salvar as partidas com os closers.

http://gty.im/1426084625

PUBLICIDADE

A disputa pela divisão Leste foi intensa entre New York e Atlanta no fim da temporada, mas os atuais campeões se deram melhor, e isso pode fazer toda a diferença em quem tem mais chance de ir à World Series. Os Braves chegam em um momento positivo, com o melhor aproveitamento na Liga Nacional desde setembro.

http://gty.im/1430099945

Mesmo com a saída de Freeman para Los Angeles, o time de 2022 parece ser ainda melhor do que o de 2021, o que fica evidente ao compararmos os números no ataque e na defesa nesses dois anos. Isso se deve muito à experiência adquirida na temporada passada, ao retorno de Ronald Acuña à equipe depois da lesão e a ascensão dos jovens talentos Michael Harris II e Spencer Strider.

http://gty.im/1408563283

PUBLICIDADE

Enquanto isso, os Mets perderam fôlego em setembro, sendo derrotados diversas vezes por muitos times fracos, como Marlins, Pirates, Cubs e Nationals, e assim eles deixaram o título de divisão escapar. No entanto, a equipe ainda conta com o melhor fechador da MLB em Edwin Diaz e dois arremessadores titulares muito acima da média: Max Scherzer e Jacob deGrom.

http://gty.im/1429490781

Esse ataque também tem um lineup muito forte em todas as posições, mas o topo da ordem se destaca com Francisco Lindor, Jeff McNeil e Pete Alonso. O aproveitamento ofensivo do time neste ano ficou atrás apenas de Dodgers e Braves na Liga Nacional.

http://gty.im/1313506691
Better Collective