Notícias do Palmeiras: equipe deve abrir espaço no profissional para jovens da base; saiba mais
Verdão tem uma das melhores gerações de garotos na base da história do clube
Roberto Zacarias
O Palmeiras vive um ótimo momento no profissionais e nas categorias de base. E uma coisa está diretamente ligada à outra.
Em 2020 e 2021, o Palmeiras venceu duas Libertadores com garotos da base em campo, como Danilo, Gabriel Menino, Gabriel Veron, Patrick de Paula, Renan e Wesley.
Esse ano, o Verdão foi campeão da Copinha e começaram a surgir outros garotos, como Vanderlan, Garcia e agora Endrick, que completou 16 anos e finalmente pôde estrear.
Mas, para o ano que vem, o Palmeiras deve seguir a mesma filosofia: realizar poucas contratações e dar espaço para os meninos da base.
O planejamento é que pelo menos sete jogadores irão fazer parte definitivamente do elenco profissional de 2023, abandonando o time sub-20: Naves, Garcia, Vanderlan, Fabinho, Jhon Jhon, Endrick e Giovani.
Destes, todos já tiveram oportunidade no time principal esse ano. Mas, esses garotos passaram a temporada toda transitando entre o time profissional e o sub-20.
A tendência, para 2023, é que parem de descer para o time sub-20, só em alguns casos especiais.
E cada garoto é de uma posição diferente. Assim, Abel ganharia reforços em todo setor do campo. Naves é zagueiro, Garcia é lateral-direito, Vanderlan é lateral-esquerdo, Fabinho é volante, Jhon Jhon é meia, Giovani é ponta e Endrick é centroavante.
Nas últimas partidas, Endrick e Vanderlan é quem mais ganharam oportunidades. No último jogo, contra o Avaí, inclusive, Vanderlan marcou um gol com assistência de Endrick.
Fabinho ganharia uma oportunidade recentemente, mas acabou se machucando. Giovani também, o Palmeiras pretendia usar ele mais esse ano, porém, também se lesionou.
Jhon Jhon deve ser mais utilizado com a saída de Scarpa. Já Garcia, chegou a ter espaço, mas perdeu porque Mayke, que era o reserva de Marcos Rocha, recuperou o bom futebol.
Quem ganhou poucas oportunidades foi o zagueiro Naves. Gustavo Gómez e Murilo firmaram uma ótima zaga e quase não se ausentam por lesão ou suspensão. Naves ganhou algum espaço entre os reservas quando Luan estava lesionado, no primeiro semestre. Mas, Luan já retornou.

