O esquema tático ofensivo aliado ao toque de bola foram sinônimos de sucesso para o Cruzeiro no passado, entretanto, esta estratégia foi esquecida por alguns treinadores que passaram pela Raposa. Em busca de bons resultados, Paulo Pezzolano resgatou um antigo estilo cruzeirense e garantiu o título do Brasileirão Série B. Com o acesso à elite do futebol brasileiro, o uruguaio foi eleito o técnico estrangeiro mais importante na história do clube.
Desconhecido, Pezzolano chegou à Raposa em janeiro de 2022 e o seu objetivo era demonstrar um trabalho diferente do apresentado pelos antigos treinadores estrangeiros, Filipo Nuñez e Paulo Bento. Enquanto os dois não tiveram grande sucesso no clube, Paulo estruturou um time com um baixo orçamento e elenco pouco conhecido.
Em 52 jogos, o uruguaio conduziu a Raposa na final do Campeonato Mineiro, chegou às oitavas de final da Copa do Brasil e triunfou no Brasileirão Série B. Com o resultado positivo, o Cruzeiro renovou o contrato de Pezzolano até o final de 2023.
Por fim, o comandante uruguaio entrou para uma seleta lista de técnicos que garantiram bons resultados para o Cruzeiro, como por exemplo: Marcelo Oliveira (bicampeão brasileiro em 2013-2014), Mano Menezes (bicampeão da Copa do Brasil 2017-2018) e Vanderlei Luxemburgo (comandante da Tríplice Coroa).

