Essa temporada tem sido um tanto peculiar para Vinícius Júnior. O craque, que em 2021/22 teve visibilidade por seu talento e pelas conquistas que teve em campo, viu 2022/23 ser marcada por atos racistas direcionados a sua pessoa.
Tudo começou com a manifestação de Pedro Bravo, presidente da “Associação de Empresários de Jogadores”. Na semana que antecedia ao clássico entre Real Madrid e Atlético de Madrid, o dirigente deu uma declaração racista em um programa de televisão da Espanha, se postando contra as danças que Vinícius Júnior fazia como forma de comemoração pelos gols marcados. Ele chegou a dizer que o brasileiro devia parar de “fazer macaquice”.
A manifestação se espalhou, recebendo apoios e críticas e na mesma semana, a torcida do Atlético de Madrid usou as palavras de Pedro Bravo contra Vinícius no clássico contra o Real Madrid, chamando em coro o brasileiro de “Vinícius Macaco”.
Agora, passadas muitas semanas desde o ocorrido, Vinícius Júnior falou pela primeira vez em público sobre o assunto:
“É difícil você falar que vai acabar com tantas pessoas, mas eu acredito que tem mais gente do bem do que do mal, e acredito que todas essas pessoas que são racistas têm que pagar de alguma forma. Se ele gosta de assistir o futebol, que nunca mais todos os torcedores do Atlético, que fizeram no último jogo, não possam mais entrar em nenhum estádio e isso as pessoas vão começar a sofrer bastante e vão pensar muito mais no que eles podem fazer que… se você machuca outra pessoa você tem que pagar.” – Se manifestou o brasileiro do Real Madrid em uma entrevista para o “Fantástico”.
Vinícius Júnior vive seu auge no Real Madrid
O racismo chega em um momento onde o brasileiro é considerado uma das maiores estrelas do Real Madrid, tendo sido essencial para conquistar a Uefa Champions League na temporada passada.
Nessa temporada, onde o Real Madrid lidera a LaLiga e faz boa campanha na Champions League, Vinícius Júnior já entrou em campo em 16 partidas, tendo marcado sete gols e dado seis assistências.
O atacante brasileiro chega em seu auge para disputar a Copa do Mundo do Catar, que ocorre em breve e tomará todas as atenções do mundo do futebol.

