Série B: julgamento no STJD pode mudar posições na tabela; entenda
Brasileirão da segunda divisão terá o seu desfecho neste final de semana, mas movimentações no tribunal podem alterar tábua de classificação
Divulgação
Depois de aplicar uma pena inicial ao Sport, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga nesta quinta-feira (03), às 14h (de Brasília), os episódios protagonizados no duelo entre o time pernambucano e o Vasco, realizado no último dia 16, quando torcedores rubro-negros invadiram o campo, após provocações dos jogadores do Gigante da Colina na comemoração do gol de empate.
Diante de tudo que foi registrado contra o Sport e seus atletas/dirigentes, o Leão pode pegar até seis penas na Série B: multa acumulativa de R$ 300 mil; interdição da Ilha; perda de dez mandos de campo no Brasileirão Série B; suspensão de até seis meses para o diretor Augusto Carreras; 12 jogos de suspensão para Carlos Eduardo; e ainda corre o risco perder o jogo por 3 a 0.
Este último cenário mudaria o posicionamento da Série B drasticamente, e garantiria o acesso para a equipe do Vasco, que chega à última rodada ameaçado de não ascender à elite. No momento, o Gigante da Colina aparece em quarto com 59 pontos, dois tentos a menos em relação ao Ituano, justamente o seu próximo adversário. Se computada a vitória no “tapetão” para os cariocas, o time da Colina saltaria aos 61 pontos e não poderia ser mais alcançado.
O Sport, por sua vez, aparece em sexto, com 56 pontos, e precisa de uma combinação milagrosa para subir, não dependendo apenas de suas forças. Se derrotado neste sentido da penalização por W.O, a equipe da Ilha do Retiro não reuniria mais chances matemáticas, e ainda cai automaticamente para a sétima posição, sendo ultrapassado pelo Sampaio Corrêa.
- Multa cumulativa dos três artigos denunciados
- Interdição da Ilha do Retiro até que os problemas julgados sejam resolvidos
- Perda de dez mandos de campo
- Ser declarado perdedor do jogo por 3×0
- Suspensão de até seis meses para Augusto Carreras
- Suspensão 12 jogos de suspensão para Carlos Eduardo
O Sport foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) da CBF e outros dois do Regulamento Geral de Competição (RGC). Pelo CBJD, o episódio foi enquadrado no Artigo 205, 211 e 213.
O duelo decisivo da Série B estava sendo vencido pelos donos da casa até próximo dos acréscimos, quando uma penalidade foi anotada a favor do Vasco. Raniel foi para a cobrança e deixou o marcador igualado na Ilha. Na comemoração do gol, o atleta, revelado na base do rival do Sport, o Santa Cruz, fez gestos provocativos. A torcida rubro-negra rompeu os portões e invadiu as quatro linhas. Bombeiros civis que trabalhavam no jogo foram agredidos, e os jogadores do Vasco correram para os vestiários.
Depois de muita indefinição acerca da retomada ou não da partida, o embate foi finalizado, com a decisão ficando para os tribunais.
Após a comemoração de Raniel, do Vasco, de gols de pênalti nos acréscimos, torcida do Sport invade o campo e confusão generalizada se instala na Ilha do Retiro pic.twitter.com/unkUPb0iuC
— ge (@geglobo) October 16, 2022

