Home Futebol Tragédia na Indonésia: postura da polícia começa a ser investigada pelo Governo

Tragédia na Indonésia: postura da polícia começa a ser investigada pelo Governo

Incidente na Ásia chamou à atenção do mundo inteiro, confira desdobramentos

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

O governo da Indonésia começou a investigar mais profundamente se as ações da polícia durante a tragédia foram feitas adequadamente. Vale a pena destacar que o confronto terminou com 131 mortos, incluindo crianças e aconteceu no último sábado (01), no Estádio Kanjuruhan, em Malang.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Intervenção da polícia

Segundo informações da agência AFP, a polícia está investigando os responsáveis que iniciaram o desastre. Conforme torcedores, alguns agentes utilizaram gás lacrimogêneo contra as arquibancadas que estavam lotadas, com o intuito de evitar a entrada no gramado. Por outro lado, o chefe da polícia da província Nico Afinta se desculpou sobre as falhas de segurança que levaram à tragédia.

O chefe da polícia de Malang, Ferlo Hidayat foi destituído no começo da semana, assim como nove agentes. Além deles, 19 oficiais também estão sob investigação, pelo menos foi o anunciado pelo porta-voz da Polícia Nacional, Dedi Prasetyo. Para a realização das investigações, o governo indonésio suspendeu a Liga Nacional e criou uma comissão para conseguir apurar a tragédia de forma mais neutra. O prazo máximo para apresentar as conclusões é de três semanas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por enquanto, as informações relatam que os investigadores analisam imagens de câmeras de segurança presentes no estádio, assim como depoimentos dos presentes. Até o momento mais de 28 policiais foram interrogados sobre as ações no estádio.

Investigações em paralelo

Por outro lado, a torcida organizada do time Arema FC, clube mandante e derrotado pelo qual os torcedores começaram o protesto, também estão realizando sua própria investigação.  O time colocou a sua tenda perto do Estádio para que os presentes no momento da tragédia possam prestar os seus depoimentos, principalmente relacionados às ações da polícia.

Por sua vez, grupos de defesa dos direitos humanos tem levadado documentos e pedido investigações independentes. Desta forma, visando que os policiais sejam responsabilizados pelo uso de gás lacrimogêneo dentro de um espaço fechado.

PUBLICIDADE
Better Collective