O cargo de técnico da seleção brasileira ficará vago após a Copa do Mundo, independente do resultado, já que Tite repetiu diversas vezes que não vai seguir à frente da equipe nacional após o Mundial do Catar.
Um dos nomes mais levantados para o cargo é o de Abel Ferreira, que está no Palmeiras desde 2020 e acumula títulos como duas Libertadores, uma Copa do Brasil e um Brasileirão. Muitos torcem o nariz para a chance do treinador assumir o Brasil, já que se trataria de um português no comando, o que nunca ocorreu – sempre os técnicos da seleção foram brasileiros.
Porém, recentemente, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, disse que liberaria Abel para a seleção brasileira sem a necessidade do pagamento da multa rescisória, o que chamou a atenção.
Abel na seleção?
O jornalista Arnaldo Ribeiro, durante o podcast posse de bola, do UOL Esporte, disse que a declaração de Leila o deixou com “pulga atrás da orelha”.
“A minha pulga atrás da orelha é a declaração da Leila Pereira pós-título do Palmeiras, dizendo que liberaria o Abel para a seleção brasileira sem multa. Eu não acho que um técnico jovem ainda e que tem muito a marca de ser um técnico do dia a dia, do ensaio, da máquina, da perfeição, virar um técnico de seleção nessa etapa da carreira”, disse Arnaldo Ribeiro sobre a possibilidade de Abel assumir a seleção brasileira em 2023. Ele seguiu:
“Porém, tem uma questão que não pode ser desconsiderada, pois até o Guardiola falou nela uma vez, ser o primeiro técnico estrangeiro a dirigir a seleção brasileira de futebol tem um simbolismo, tem um atrativo.”
Na quarta-feira, Abel Ferreira confirmou a conquistou de seu primeiro título nacional da carreira ao confirmar o Brasileirão.

