Em jogo marcado pelas despedidas de Diego Alves e Diego Ribas, o Avaí acabou colocando “água no chopp” do Flamengo. De virada, o time catarinense, rebaixado no Brasileirão, venceu os donos da casa por 2 a 1, resultado que fez a equipe carioca conhecer sua posição definitiva no campeonato. Sem chances de subir na tabela e também ser ultrapassado, o Rubro-Negro encerrou sua participação com o quinto lugar na competição.
Diante disso, a posição na tabela assegurou cerca de R$ 36 milhões ao Flamengo. Anteriormente, o clube havia faturado mais de R$ 200 milhões com os títulos da Copa do Brasil e Libertadores, quantia proveniente da campanha nos dois torneios.
Obrigado, Nação! Foi uma temporada especial e inesquecível. Jogar com vocês ao lado nos levou às taças. Vamos por mais em 2023! #VamosFlamengo #CRF pic.twitter.com/1rMYLyIiFn
— Flamengo (@Flamengo) November 12, 2022
Apesar do Flamengo ter terminado o Brasileirão fora do G-4, Dorival Júnior minimizou os tropeços na reta final da competição. Agora, os jogadores terão férias para que o retorno em 2023 ocorra com o maior nível de foco possível. No início da temporada, o campeão da Libertadores terá o Mundial de Clubes pela frente, torneio que ainda não teve seu calendário divulgado pela Fifa.
“É impossível uma mobilização depois do nível de exigência principalmente emocional que tivemos no fim dessa temporada. Foram decisões em cima de decisões. Quem não entender isso, infelizmente eu não posso fazer nada. É um fato muito claro e natural. Tanto é que há jogadores buscando a recuperação física e emocional. Foi muito pesado para todo mundo. As decisões não foram somente os três jogos finais. Vínhamos decidindo fases a todo momento e nos recuperando no Campeonato Brasileiro.”, afirmou o treinador do Flamengo em coletiva.

