O sucesso no Brasileirão Série A motivou uma expansão do Cartola Express e agora o fantasy game terá uma versão para a Copa do Mundo do Catar. Os torcedores poderão montar seus times com craques da atualidade na competição.
Mantendo o formato do Campeonato Brasileiro, os internautas poderão disputar prêmios em dinheiro. Logo na primeira rodada de disputas teremos R$ 150 em jogo.
Como irá funcionar o Cartola Express na Copa
O fantasy game terá alguns ajustes em relação ao seu formato do Brasileirão. Mas o modelo segue bem similar. Cada cartoleiro terá um valor pré-determinado para entrar nas disputas, com prêmios para os melhores pontuadores.
O esquema tático será o 4-3-3, padrão para todos os times. Além disso, as seleções serão escaladas apenas com os 11 jogadores, sem definição de capitães ou treinadores. Já as escalações poderão ser alteradas até um minuto antes da partida começar.
Cada internauta terá um patrimônio de 160 cartoletas para poder definir seu 11 ideal. Por fim, outra novidade está e relação a formação do sistema defensivo. Não existirá distinção entre laterais ou zagueiros. Ou seja, o cartoleiro poderá escalar quatro laterais ou quatro zagueiros.
Disputas em jogo único
Outra novidade será nas partidas do Brasil durante a Copa do Mundo, com a disputa de jogo único, com pontuação válida apenas para o duelo, com um formato bem diferente.
Cada participante do Cartola Express terá 80 cartoletas e poderá escolher apenas cinco atletas. Serão quatro meias ou atacante, além de um defensor, que pode ser tanto um zagueiro como lateral. Neste modelo não será escalado um goleiro.
Cada internauta deverá escolher o craque do time, que terá a pontuação multiplicada por 1.5x. Por fim, nas disputas de jogo único, será obrigatório escolher ao menos um jogador de cada equipe.
Escalação dos times no Cartola Express
Na fase de grupos, o mercado será aberto a cada dois dias, valendo os jogos do período para a pontuação. Mas na primeira rodada, devido ao jogo isolado entre Catar e Equador no domingo, a disputa terá três dias de duração, englobando as partidas dos grupos A, B, C e D, se encerrando no dia 22.
Em seguida serão abertas as disputas que contemplam os grupos E, F, G e H, disputadas nos dias 23 e 24 de novembro, e assim por diante nos demais jogos.
Mudança na pontuação
Durante a Copa do Mundo, os scouts do Cartola Express serão feitos pela empresa Opta, que atende às áreas de análise de desempenho de grandes seleções e clubes do futebol mundial. Mas ao contrário do que acontece no Brasileirão, não haverá revisão da pontuação pela equipe editorial. Além disso, estão previstas alterações para goleiros, pontuações defensivas e ofensivas.
Goleiros
Entre as principais diferenças, está a pontuação dos goleiros, que terão algumas formas de marcar pontos com scouts exclusivos e um bônus maior do que o distribuído para os defensores para jogos sem sofrer gols.
Ataque
Já nas estatísticas ofensivas, o gol passa a valer 15 pontos, enquanto a assistência sete. Nas chances criadas, será computado o passe para finalizações que não resultam em gol. A finalização considera apenas aquelas na direção da meta, defendidas pelo goleiro ou espalmadas, seja para a trave ou escanteio. Este modelo não considera finalizações direto na trave ou para fora – portanto, elas não pontuam no game.
Defesa
Nos fundamentos defensivos, mais diferenças na forma de pontuar. Desarme e interceptação são marcados separadamente, mas com o mesmo valor de 1.3 ponto, assim como a rebatida e o bloqueio de finalização, quando um jogador impede a finalização de um adversário.
Bônus no Cartola Express
O bônus de jogo sem sofrer gol, conhecido no Cartola como SG, será de 5 pontos para os defensores e 10 para os goleiros. O jogo sem sofrer gol só será válido para as posições de defesa. No entanto, para ganhar o bônus é obrigatório atuar a partida inteira. Jogadores substituídos, expulsos ou que saiam do banco de reservas durante a partida não recebem o SG, mesmo que sua seleção termine o jogo sem sofrer gol.
Por fim, serão concedidos 7 pontos extras a todos os jogadores em caso de vitória. Contudo, é necessário que o atleta atue o jogo inteiro ou pelo menos 90 minutos – caso a partida vá para a prorrogação. Já as decisões nas penalidades não terão impacto nas pontuações dos atletas.
Confira abaixo a pontuação do Cartola Express para a Copa do Mundo
Pontuações exclusivas para goleiros
Defesa: 3
Extra de vitória: 7
Gol sofrido: -2.5
Jogo sem sofrer gol: 10
Pontuações defensivas
Jogo sem sofrer gol (SG): 5
Rebatida (RBA): 1.3
Interceptação (INT): 1.3
Desarme (DS): 1.3
Bloqueio de finalização (BF): 1.3
Pontuações ofensivas
Assistência (A): 7
Chance criada (CH): 3
Gol (G): 15
Finalização a gol (FG): 5

