Assim como o Grupo D (França, Austrália, Dinamarca e Tunísia), o Grupo G também é quase uma réplica de um daqueles que fizeram parte da Copa de 2018. A grande diferença é a posição da seleção de Camarões, que em 2018 foi preenchida pela Costa Rica.
O favorito para se classificar em primeiro é o Brasil, que também é o principal cotado para vencer a Copa do Mundo, mas a seleção Canarinho não terá vida fácil. Sérvia e Suíça têm ótimos jogadores e vêm de uma ótima campanha nas eliminatórias e podem complicar a trajetória rumo ao hexa. Camarões, no entanto, é o elo fraco do grupo e não deve dar muito trabalho aos seus adversários.
Brasil:
Ranking da FIFA: 1
Participações em Copas: 21
Melhor participação: campeão (1958, 1662, 1970, 1994, 2002)
Valor do elenco (Euros): 1,09 Bi
Técnico: Tite (desde 2016)
Depois da eliminação nas quartas de final em 2018, a seleção brasileira amadureceu bastante sob o comando do técnico Tite e se tornou a principal candidata ao título da Copa do Mundo. A Seleção se classificou na primeira colocação nas eliminatórias, venceu todas as suas partidas recentes e não perde uma partida desde a final da Copa América em julho de 2021.
Com o segundo elenco mais caro da copa, o Brasil chega ao torneio recheado de estrelas em todas as posições. Contando com nomes como Alisson, Marquinhos, Casemiro, Richarlison, Raphinha, Neymar e Vinícius Jr., a seleção pentacampeã exigirá muita disciplina tática de seus oponentes.
Estatísticas – Brasil contra…
Sérvia: dois jogos (2V, 0E, 0D), três gols marcados e nenhum sofrido
Suíça: nove jogos (3V, 4E, 2E), onze gols marcados e nove sofridos
Camarões: seis jogos (5V, 0E, 1D), doze gols marcados e dois sofridos
Sérvia
Ranking da FIFA: 21
Participações em Copas:2
Melhor participação: fase de grupos (2010, 2018)
Valor do elenco (Euros): 330,5 mi
Técnico: Dragan Stojkovic (desde 2021)
Desde a eliminação na fase de grupos da copa de 2018, a seleção da Sérvia passou por uma renovação que culminou nas boas campanhas da UEFA Nations League, onde foi promovida para a primeira divisão, e das eliminatórias para a Copa do Catar, onde se classificou sem ser derrotada em um grupo que também continha Portugal e Irlanda.
Dentre os destaques deste time sérvio, são dignos de menção os artilheiros Dusan Vlahovic (22, Juventus) e Aleksandar Mitrovic (27, Fulham). Recentemente, Vlahovic se tornou o sérvio com a maior quantidade de gols no campeonato italiano e Mitrovic, apesar de seus apenas 27 anos, já possui 76 jogos com a camisa da Sérvia e vai para a sua segunda Copa do Mundo seguida.
Estatísticas – Sérvia contra…
Brasil: dois jogos (0V, 0E, 2D), nenhum gol marcado e três sofridos
Suíça: um jogo (0V, 0E, 1D), dois gols marcados e um gol sofrido
Camarões: um jogo (1V, 0E, 0D), quatro gols marcados e três gols sofridos
Suíça
Ranking da FIFA: 15
Participações em Copas: 11
Melhor participação: quartas de final (1950)
Valor do elenco (Euros): 187,90 Mi
Técnico: Murat Yakin (desde 2021)
A Copa do Mundo de 2022 será a última de alguns jogadores da geração suíça que foi campeã sub17 em 2009. Apesar do resultado, a Nati nunca se tornou uma seleção de primeiro escalão do futebol, mas isso não significa que não tenha surpreendido seus adversários. Em 2018 a seleção empatou com o Brasil na fase de grupos da Copa, na Euro 2020, os suíços eliminaram a França e quase fizeram o mesmo com a Espanha e na última edição da UEFA Nations League, venceram portugueses e espanhóis.
Sempre conhecida pela sua defesa, a Suíça já até mesmo conseguiu ser eliminada de uma Copa do Mundo (2006) sem sofrer gols, e seu destaque atual é exatamente seu goleiro Yann Sommer. Com um histórico de sempre crescer de produtividade contra oponentes grandes, o camisa um do Borussia Mönchengladbach inclusive bateu recentemente o recorde de mais defesas em uma única partida ao realizar 19 em um empate por 1 a 1 contra o Bayern de Munique.
Estatísticas – Suíça contra…
Brasil: nove jogos (2V, 4E, 3D), nove gols marcados e 11 sofridos
Sérvia: um jogo (1V, 0E, 0D), dois gols marcados e um gol sofrido
Camarões: Suíça e Camarões nunca se enfrentaram na história
Camarões
Ranking da FIFA: 43
Participações em Copas: 7
Melhor participação: quartas de final (1990)
Valor do elenco (Euros): 116,40 Mi
Técnico: Rigobert Song (desde 2022)
Quando o sorteio colocou Camarões contra Argélia na fase final das eliminatórias a classificação dos camaroneses para a Copa do Mundo parecia improvável. Quando os argelinos venceram na partida de ida por 1 a 0 e, empataram em 1 a 1 aos 118 minutos de jogo durante a prorrogação do jogo de volta, a situação ficou ainda pior. Porém, um gol de Karl Toko-Ekambi no quarto minuto dos acréscimos fez o milagre acontecer e colocou Camarões em sua oitava Copa do Mundo.
No entanto, a fase da seleção não é boa e nos últimos amistosos que disputou, contra Uzbequistão e Coreia do Sul, o time foi derrotado. Para tentar reverter esta situação na Copa do Mundo, o time contará com a boa fase do atacante Eric Maxim Choupo-Moting, que vive ótima fase no Bayern de Munique e joga pela seleção desde 2010.
Estatísticas – Camarões contra…
Brasil: seis jogos (1V, 0E, 5D), dois gols marcados e 12 sofridos
Sérvia: um jogo (0V, 0E, 1D), três gols marcados e quatro gols sofridos
Suíça: Camarões e Suíça nunca se enfrentaram na história
Data e horário dos jogos:
24/11 – 07h: Suíça x Camarões – Al Janoub
24/11 – 16h: Brasil x Sérvia – Lusail
28/11 – 07h: Camarões x Sérvia – Al Janoub
28/11 – 13h: Brasil x Suíça – Estádio 974
02/12 – 16h: Camarões x Brasil – Lusail
02/12 – 16h: Sérvia x Suíça – Estádio 974

