Home Futebol Copa do Mundo 2022: confira resumo de jogos do dia 23/11

Copa do Mundo 2022: confira resumo de jogos do dia 23/11

Dia teve jogo parado, decepção alemã, goleada histórica da Espanha e

Fernando Lourenço
Nascido em 1989, tive como minha primeira grande experiência com futebol a Copa de 1994 e isso fez com que a minha paixão pelas seleções e pelo esporte jogado lá fora começasse desde cedo. Mesmo sendo formado em Comércio Internacional e me especializado em Marketing, nunca deixei de respirar e acompanhar de perto os detalhes do mundo esportivo e sempre nutri o sonho de conseguir fazer parte dele de alguma forma - seja escrevendo, cobrindo ou até mesmo colecionando camisas de time.

O quarto dia de Copa do Mundo começou bem lento, com o terceiro zero a zero da competição, mas as partidas seguintes compensaram a morosidade da primeira. Na sequência, o Japão conquistou a sua primeira vitória de virada na história das Copas ao vencer a Alemanha por 2 a 1 e a Espanha aplicou sua maior goleada em mundiais. Para encerrar, o Canadá fez uma ótima partida contra a Bélgica e quase entrou para a história, mas acabou derrotado por 1 a 0.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dia de Copa começa sonolento…

Na partida das 7h da manhã, Croácia e Marrocos empataram em 0 a 0 e fizeram a pior partida da Copa do Mundo até aqui. O jogo foi excessivamente estudado e teve croatas muito travados sem conseguir finalizar e africanos falhando em criar jogadas ofensivas. Ziyech e Hakimi, esperanças marroquinas, fizeram pouco e o grande destaque dos africanos foi o goleiro Bounnou. Apesar do 0 a 0, Luka Modric fez uma boa partida e foi eleito o Man of the Match.

O melhor da partida (divulgação HNS)

Japão dá sequência ao calvário da Alemanha

A vitória de 2 a 1 do Japão sobre a Alemanha veio em uma partida marcada por dois tempos extremamente distintos. No primeiro a Alemanha dominou, teve mais de 70% de posse de bola, bombardeou a área japonesa de finalizações e sufocou totalmente os asiáticos. No entanto, a seleção alemã pecou muito nas finalizações e só conseguiu marcar de pênalti com Gündogan.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O segundo tempo teve uma mudança brusca de script graças às alterações dos técnicos Hajime Moriyasu e Hansi Flick. O japonês fez boas substituições e, dentre elas, colocou Ritsu Doan e Takuma Asano em campo. Asano foi o principal responsável pela impressão do novo ritmo dos japoneses e marcou exatamente o gol da virada. O empate veio pelos pés de Doan. Já Hansi Flick matou o ímpeto alemão na partida ao tirar a dupla Ilkay Gündogan e Thomas Müller, que gerenciavam as ações pelo meio campo.

Com a derrota para o Japão, a Alemanha corre o risco de ser eliminada já na segunda rodada: se japoneses ganharem e alemães não pontuarem contra a Espanha, garantem a volta para casa mais cedo.

Festa azul no Catar (divulgação JFA)

“E lá vem eles de novo”

Se existe uma versão costarriquenha do Galvão Bueno, ele provavelmente soltou esta frase durante a vitória de 7 a 0 da Espanha sobre a Costa Rica. A seleção comandada por Luís Enrique sufocou totalmente os latino americanos do começo ao fim e aos 31′, já liderava por 3 a 0. Dani Olmo, Asensio, Ferrán Torres (2), Gavi, Carlos Soler e Morata marcaram os gols espanhóis.

  • Fora os gols, a partida também foi recheada de recordes:
  • – Gavi se tornou o terceiro jogador mais jovem a marcar em uma Copa do Mundo;
  • – A Espanha se tornou o primeiro país a superar a marca de mil passes no tempo normal de uma partida (sem considerar uma prorrogação);
  • – O 7 a 0 foi a maior goleada espanhola em um mundial, superando os 6 a 1 aplicados na Bulgária em 1998;
  • – A goleada foi a maior sofrida pela Costa Rica em uma Copa do Mundo.
Crédito: Divulgação FEF

Canadá joga melhor, mas esbarra em Courtois e em árbitro

Na última partida do dia, os canadenses enfrentaram os belgas pelo Grupo F e não se sentiram intimidados pela boa geração belga. Rápidos e intensos como seu destaque Alphonso Davies, os jogadores do Canadá dominaram as ações do jogo e foram superiores à Bélgica durante toda a partida. No entanto, por conta da boa atuação do goleiro Thibaut Courtois, que até pegou pênalti cobrado por Davies, a dominância não foi traduzida em gols e não foi hoje que o primeiro gol do Canadá em Copas foi marcado.

PUBLICIDADE

Já a Bélgica teve a precisão que faltou aos canadenses e, mesmo com muitas chances a menos, conseguiu marcar com Michy Batshuayi. Ao todo, os norte-americanos finalizaram 22 vezes e os belgas, nove. O ponto negativo da partida ficou por conta da arbitragem, que não marcou um segundo pênalti a favor do Canadá.

PUBLICIDADE
O autor do gol belga (divulgação FIFA)

Resultados e situação dos grupos:

Grupo E:
Alemanha 1-2 Japão
Espanha 7-0 Costa Rica

Classificação: 1º: Espanha (3), 2º: Japão (3), 3º: Alemanha (0), 4º: Costa Rica (0)

Grupo F:
Croácia 0-0 Marrocos
Bélgica 1-0 Canadá

Classificação: 1º: Bélgica (3), 2º: Croácia (1), 3º: Marrocos (1), 4º: Canadá (0)

Better Collective