Na manhã desta quarta (30), a Fifa divulgou que investigará o motivo de Senegal não enviar jogadores para a entrevista coletiva antes do jogo decisivo contra o Equador. A entidade já fez o mesmo procedimento com as seleções de Alemanha e França, penalizando os alemães com multa de 10 mil francos suíços (cerca de R$ 55.500).
Durante a entrevista coletiva pré-jogo de Senegal na segunda-feira (28), apenas o técnico Aliou Cissé esteve presente, contrariando as normas da organização da Copa do Mundo. O técnico respondeu perguntas ao longo de 40 minutos, sem a presença de jogadores. Por isso, a Fifa anunciou que investigará “possíveis violações do artigo 44 do Regulamento da Copa do Mundo”.
O artigo citado determina que todas as coletivas de pré-jogo devem contar com a presença do técnico e de um jogador do elenco. Nas ocasiões anteriores, Senegal enviou, junto ao técnico Cissé, os atletas Krepin Diatta (antes do jogo contra a Holanda) e Koulibaly (antes do confronto com o Catar).
A tendência é que a investigação resulte em multa para a federação senegalesa, já que a Fifa anunciou na última terça (29) que a Alemanha foi penalizada pela mesma infração. No caso da seleção alemã, o técnico Hansi Flick compareceu à coletiva pré-jogo contra a Espanha sem a presença de jogadores.
Mesmo com multa da Fifa, Senegal tem muito a comemorar na Copa do Catar
Na última terça (29), a seleção de Senegal viveu um grande momento ao se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo 2022. Os senegaleses venceram a seleção do Equador pelo placar de 2 a 1 e eliminaram os sul-americanos, que tinham a vantagem de empatar para se classificarem.
Durante a fase de grupos, a seleção de Senegal estreou contra a Holanda e acabou derrotada por 2 a 0. Na partida seguindo, enfrentaram o Catar e venceram pelo placar de 3 a 1. Por fim, tiveram jogo decisivo contra o Equador, terminando com a vitória por 2 a 1 e a classificação para a próxima fase.
Agora, a seleção de Senegal se prepara para enfrentar a Inglaterra, nas oitavas de final da Copa do Mundo 2022. O confronto está agendado para ser realizado no próximo domingo (4), às 16 horas (de Brasília).

