Copa do Mundo 2022: jornal usa imagem para questionar um dos gols anulados da Argentina
Time de Messi teve três gols anulados e uma derrota de 2 a 1, veja polêmica
(Foto: Divulgação FIFA)
Durante o primeiro tempo do jogo entre Argentina e Arábia Saudita, o time de Messi balançou as redes em 4 ocasiões, mas apenas 1 foi válido. Por conta de uma nova tecnologia relacionada ao VAR permite traçar impedimentos praticamente automaticamente, e invalidou os gols da alviceleste praticamente de forma milimétrica na Copa do Mundo 2022, algumas imagens repercutiram.
Gols anulados da Argentina
Uma das várias intervenções do VAR durante o confronto da Argentina contra Arábia Saudita foi aos 27 minutos do primeiro tempo. A jogada foi após um passe de Papu Gómez recebido por Lautaro Martínez, através da imagem da televisão, o gol parecia completamente válido, mas a tecnologia mostra um ombro à frente.
Além desse gol, mais dois foram anulados pelo assistente, um de Messi e um de Lautaro. Finalmente, confirmou uma infração que daria o pênalti para a jogada do gol de Messi. No entanto, os jornais argentinos refletiram sobre quão milimétrico é o impedimento de Martínez ao minuto 27 através da imagem do robô.
Como funciona VAR de impedimentos da Copa do Mundo 2022?
A tecnologia que invalidou os gols da Argentina é um impedimento semiautomático, composto por 12 câmeras que são colocadas na parte superior do estádio, são capazes de rastrear a bola. Em até 29 pontos de dados de cada jogador a uma velocidade de 50 vezes por segunda.
A precisão do VAR para impedimentos calcula a posição exata do atleta em campo, a bola também tem um sensor que permite saber exatamente o local do gramado onde foi tocada. Logo, criando possibilidades de impedimentos que os árbitros da cabine analisam o posicionamento, e recebem ainda uma animação 3D feita através da inteligência artificial.

