Home Futebol Adversária do Brasil na Copa do Mundo, Suíça costuma ser carrasca de grandes seleções; relembre

Adversária do Brasil na Copa do Mundo, Suíça costuma ser carrasca de grandes seleções; relembre

A seleção suíça será uma das adversárias do Brasil na fase de grupos do Mundial; em 2018, confronto terminou empatado em 1 a 1

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

A Suíça tem sido presença constante nas últimas edições da Copa do Mundo. Mesmo sem ter grandes estrelas, a seleção do pequeno país europeu tem fama de montar times organizados, com defesas praticamente possíveis de serem vencidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Não à toa, essa seleção costuma sempre ser acompanhada de resultados apertados ou mesmo empates. Inclusive, na Copa do Mundo de 2006, a Suíça acabou sendo eliminada sem sofrer um gol sequer na competição.

Daqui há menos de duas semanas, a Copa do Mundo do Catar começará e os suíços serão um dos adversários do Brasil na fase de grupos da competição. Os dois estão no Grupo G, juntamente com Camarões e Sérvia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na última competição grande disputada pela Suíça, a Europa de 2020 (que aconteceu em 2021), a equipe sofreu na fase de grupos, porém conseguiu se classificar e nas oitavas de final surpreendeu a todos eliminando a poderosa França nas penalidades. Infelizmente, os suíços não tiveram a mesma sorte nas quartas de final de acabaram sendo derrotados nos pênaltis para a Espanha.

Com a sua fama de difícil de ser batida, a Suíça já incomodou muitos favoritos. Em 2006, na Copa do Mundo vencida pela Itália, a equipe conseguiu segurar um empate em 0 a 0 com a França de Zidane e Henry. Quatro anos depois, a vitória veio sobre ninguém menos do que a Espanha, na fase de grupos. Os espanhóis viriam a se tornar os campeões daquela edição.

Já em 2018, foi a vez do Brasil ser incomodado pelos suíços. No jogo de estreia da seleção de Tite, o confronto terminou em um empate em 1 a 1.

PUBLICIDADE

Para disputar a Copa do Mundo, a Suíça empurrou a Itália para a repescagem

A ausência da Itália nessa Copa do Mundo certamente é uma das maiores curiosidades. Os italianos eram os campeões da Eurocopa e vinham como favoritos, defendendo uma longe invencibilidade. Apesar disso, a Suíça se manteve em primeiro no grupo onde as seleções estavam e dessa forma forçou os comandados de Mancini a disputarem a repescagem, sendo eliminados.

PUBLICIDADE

Nas partidas contra os italianos, a Suíça voltou a ser a “pedra no sapato” dos gigantes europeus e segurou dois empates.

Better Collective