A contratação inesperada de Fernando Lázaro como técnico do Corinthians foi anunciada hoje, no dia da cerimônia de abertura da Copa do Mundo do Catar, praticamente no mesmo momento do espetáculo.
Apesar de boa parte da mídia ter especulado nomes de outros técnicos, como foi o caso do português Bruno Lage, a comunicação do clube do Parque São Jorge fez questão de afirmar que Lázaro sempre foi a primeira opção do clube.
Segundo Duilio Monteiro Alves, Fernando Lázaro “é um cara que nasceu dentro do Corinthians, que viveu sua vida praticamente inteira lá, mas só isso não credencia o Fernando a assumir nosso time como treinador. O Fernando tem mais de vinte anos dentro do departamento profissional de Futebol do Corinthians. Construiu ali o seu caminho, a sua história. Trabalhou com grandes treinadores como auxiliar”.
De acordo Duilio, “além de toda identificação que ele tem, de conhecer o clube, de ter vivido o clube por toda sua vida, ele tem muita capacidade para assumir esse cargo hoje”. Esses seriam, segundo o presidente do Timão, os motivos para escolha de Lázaro para o cargo de treinador.
Duilio afirmou que foram vários os fatores que o Timão tentou encontrar no mercado, porém o clube “não encontrou ninguém mais capacitado” e com as características presentes na carreira de Fernando Lázaro.
No vídeo publicado na conta oficial do Corinthians no Twitter, Duilio afirmou que Fernando já comandou a equipe corintiana algumas vezes e conseguiu obter excelentes números.
Ainda segundo Duilio, após a saída de Vítor Pereira, Lázaro teria ficado como responsável de montar todo o planejamento do time para o próximo ano, desde a pré-temporada até a última partida de 2023.
Esse trabalho, conforme Duilio afirmou, pesou muito na decisão. A capacidade de Lázaro de montar o planejamento teria deixado muito clara que ele era a melhor opção, segundo o presidente do Timão.
No vídeo, Duilio também disse que o motivo de Lázaro ter viajado para Turim. O treinador teria viajado apenas para explicar pessoalmente para Tite e o restante da comissão técnica os motivos de sua saída da seleção e de sua ida para o Timão.
Portanto, de acordo com o presidente do Timão, o clube negociou desde o início a contratação de Lázaro como novo treinador da equipe. A demora para o anúncio só teria ocorrido em razão da ida de Lázaro até a Itália, onde a seleção estava treinando.

