Home Futebol Diniz, Vítor Pereira e mais: veja como anda a situação dos técnicos do Brasileirão Série A para 2023

Diniz, Vítor Pereira e mais: veja como anda a situação dos técnicos do Brasileirão Série A para 2023

Dos 20 clubes que disputam a atual edição do Brasileirão, apenas cinco já tem seu treinador para a próxima temporada definidos

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Faltando poucos dias para o fim da temporada 2022, muitos clubes já intensificam seu planejamento para a 2023. Um dos itens primordiais é definir quem estará no comando técnico, afinal a montagem do elenco depende muito do treinador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Algumas equipes já tem essa situação definida, como é o caso do Palmeiras, campeão do Brasileirão Série A. Outros, como Corinthians, Fluminense e Fortaleza trabalham para renovar o contrato dos seus atuais treinadores. Já alguns seguem com técnicos interinos, saber quem estará no banco de reservas em 2023.

Confira abaixo como está a situação dos clubes do Brasileirão Série A para a próxima temporada

América-MG

Ainda sonhando com vaga na Libertadores da América, Vagner Mancini tem contrato com o Coelho até o fim de 2024. Além disso, ele já iniciou o planejamento para 2023, principalmente em relação a reforços. Isso porque 11 jogadores do atual elenco têm seus contratos encerrando ao fim desta temporada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Athletico Paranaense

Após levar o Furacão até a final da Copa Libertadores da América, Felipão deve deixar o comando da equipe ao fim da temporada e assumir cargo de diretor técnico. Mas antes disso, o treinador ainda tem a missão de garantir o clube na próxima edição da competição sul-americana.

Além disso, os rumores são de que Scolari inclusive está ajudando a direção a mapear os nomes de possíveis treinadores para a próxima temporada.

Atlético-GO

Lutando para seguir na primeira divisão do Brasileirão, o Dragão segue com Eduardo Souza como técnico interino, após demitir Eduardo Baptista no fim de setembro. Internamente a diretoria analisa opções para comandar o clube em 2023, mas por hora nenhum nome foi vazado.

PUBLICIDADE

Atlético-MG

Cuca tem vínculo com o Galo até o fim da temporada e seu futuro segue indefinido. Isso porque o desempenho não agrada a todos dentro do clube. A Rádio Itatiaia afirma que ele segue sendo o plano a para a próxima temporada, mas nomes de substitutos já começam ser especulados, como Coudet e Vojvoda.

PUBLICIDADE

Avaí

Podendo ser rebaixado matematicamente nessa rodada, o Leão da Ilha demitiu recentemente Lisca e busca por nomes no mercado para a temporada 2023. Um dos nomes citados como possível treinador é Adilson Batista, que está no Londrina.

Botafogo

Com contrato até o fim de 2023, Luís Castro seguirá no Fogão e terá tempo para planejar e montar o elenco para a próxima temporada ao fim do Brasileirão.

Ceará

Lutando contra a queda no Brasileirão, o Vozão terá Juca Antonello como interino após a demissão de Lucho González. Por hora, os dirigentes sondam nomes no mercado, mas sem definir quem irá comandar o clube em 2023 até o momento.

Corinthians

O Timão tem como foco manter Vítor Pereira para 2023, algo que está nos planos do treinador. Seu vínculo se encerra no fim desta temporada, mas a questão familiar pode fazer com que VP deixei a equipe ao fim de 2022.

PUBLICIDADE

Coritiba

Lutando contra o rebaixamento, o Coxa tem Guto Ferreira no comando do técnico da equipe, com vínculo até o fim de 2023. Mas seu futuro depende do desempenho nas rodadas finais do Brasileirão. Uma queda para a Série B pode causar a demissão do treinador.

Cuiabá

Contratado em junho deste ano, António Oliveira tem vínculo com o Dourado até o fim do Brasileirão. Uma renovação de contrato depende também da permanência do time na Série A, uma vez que o clube segue ameaçado pela queda para a Série B.

Flamengo

Com os títulos da Copa do Brasil e Libertadores, Dorival Júnior termina o ano em alta na equipe rubro-negra e a intenção dos dirigentes é renovar seu contrato. Inclusive está prevista uma reunião com seu empresário para alinhar essa situação nos próximos dias

Fluminense

Com vaga na Libertadores garantida, a direção Tricolor deseja manter Fernando Diniz no comando técnico. O vínculo atual é até o fim deste ano, mas o clube oferece um contrato até o fim de 2024, com possibilidade de extensão automática até 2025.

PUBLICIDADE

Fortaleza

Com Juan Pablo Vojvoda em alta no mercado nacional, o Leão do Pici tenta renovar seu contrato, que encerra no fim deste ano. Mas a concorrência pelo técnico pode fazer com que após dois anos ele deixe o Fortaleza para trabalhar em outra equipe que disputa o Brasileirão.

Goiás

O Esmeraldino vem fazendo uma campanha bem regular na temporada, chegando inclusive a sonhar com vaga na pré-Libertadores. Atualmente na 14ª posição e livre do rebaixamento, o Goiás se movimenta para renovar o contrato de Jair Ventura, válido até o fim deste ano.

Internacional

A boa campanha no Colorado, com o time na segunda colocação do Brasileirão, fez a diretoria do Internacional renovar o contrato de Mano Menezes até o fim de 2023.

Juventude

Rebaixado para a Série B do Brasileirão, a equipe gaúcha anunciou recentemente a chegada de Celso Roth para comandar o time na próxima temporada.

PUBLICIDADE

Palmeiras

Abel Ferreira renovou seu contrato com o Verdão em março deste ano até o fim de 2024. E mesmo com sondagens da Europa, tudo leva a crer que português seguirá pelo menos mais uma temporada no Palmeiras.

Red Bull Bragantino

Desde setembro de 2020 no clube, Mauricio Barbieri vive sua temporada mais conturbada no Massa Bruta. O desempenho abaixo do esperado, tanto no Paulistão como no Brasileirão, faz com que os dirigentes estudem uma mudança de treinador para 2023.

Santos

O Peixe é mais um time que vive uma indefinição em relação a 2023. Depois da demissão de Lisca, o Santos chegou a sondar alguns nomes, mas até o momento Orlando Ribeiro segue como interino do clube pelo menos até o fim do Brasileirão.

São Paulo

Rogério Ceni renovou seu contrato com a equipe até 2023 e mesmo sem conquistar títulos estará no comando do Tricolor paulista na próxima temporada.

PUBLICIDADE

Situação dos técnicos de Cruzeiro e Grêmio

As duas equipes já garantiram seu retorno à primeira divisão em 2023. Paulo Pezzolano teve seu contrato renovado no meio deste ano até o fim de 2023 e irá comandar a Raposa na primeira divisão na próxima temporada.

Por outro lado, o Imortal segue com a situação de Renato Gaúcho indefinida. O técnico já trabalha com a diretoria em relação a possíveis reforços, mas ainda não cravou sua permanência no Grêmio para a próxima temporada.

Better Collective