Nesta sexta (25), Holanda e Equador empataram pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022. O jogo marcou o confronto entre as duas vencedoras da primeira rodada e valia a liderança, que permanece com a Holanda nos critérios de desempate.
A partida começou agitada, com a Holanda marcando logo no início. Aos 5 minutos, o atacante Gapko recebeu passe após bobeira do Equador e marcou da entrada da área. Foi o segundo gol do atacante neste edição de Copa do Mundo.
Perdendo, o Equador passou a arriscar mais e começou a esticar mais bolas, mas sem sucesso. A seleção sul-americana até chegou a marcar gol, mas a arbitragem tomou a decisão polêmica de anular o gol por impedimento. Em bola alçada na área, Estupiñán completou para o gol, mas o bandeira entendeu que Porozo, impedido, interferiu. Os equatorianos reclamaram bastante.
No segundo tempo, o artilheiro Valência marca o empate do Equador sobre a Holanda
Assim como na primeira etapa, o gol saiu logo no começo. Aos 3 minutos, a Holanda saiu jogando errado, a seleção equatoriana recuperou e acionou rapidamente Enner Valência. O artilheiro não desperdiçou e anotou o empate, seu terceiro gol na Copa do Catar.
O gol animou os sul-americanos, que partiram para uma pressão. O ímpeto quase teve efeito e, aos 13 minutos, o Equador acertou a trave. A seleção holandesa não demonstrou muita reação e ficou tímida, só conseguindo acertar lances com contribuição de Gapko ou De Jong.
Nos minutos finais, o Equador seguiu pressionando, mas com menos intensidade do que antes. Por fim, o jogo terminou empatado por 1 a 1, eliminando a Catar da Copa do Mundo 2022, derrotados por Senegal horas antes. Assim, o dia do grupo A terminou com Holanda em primeiro, empatada com o Equador em número de pontos, mas melhor nos critérios de desempate.
Senegal está na terceira colocação, com 3 pontos, e pode se classificar se vencer o Equador na última rodada. A Holanda volta a campo na terça (29), às 12 horas (de Brasília), diante do eliminado Catar. Já Equador e Senegal se enfrentam no mesmo dia e horário, valendo a continuidade da competição.

