Aqueles que acompanham a Premier League e o futebol europeu em geral ficaram surpresos com a notícia divulgada nesta quarta-feira (16), de que John Carew, ex-atacante de 43 anos com passagens por grandes times e pela seleção da Noruega, foi condenado à prisão.
De acordo com o tribunal de Oslo, John Carew foi sentenciado a cumprir quatorze meses de prisão por ter deixado de declarar à receita da Noruega um valor que gira em torno de 1.2 milhões de euros (cerca de 6,6 milhões de reais) entre os anos de 2014 e 2015. De quebra, o ex-jogador ainda terá que pagar uma multa de 52 mil euros (cerca de 288 mil reais).
Ex-seleção da Noruega, John Carew passou pela Premier League e outras grandes ligas europeias
John Carew é um nome bem conhecido do futebol europeu. O atacante deu os seus primeiros passos no futebol nas categorias de base do Lørenskog e fez sua estreia profissional pelo Valerenga, o maior time de Oslo, capital da Noruega.
Depois de deixar a Noruega, Carew jogou na Premier League, Ligue 1, Serie A, La Liga e na liga turca com as camisas de Valencia, Roma, Beşiktaş, Lyon, Aston Villa, Stoke City e West Ham, onde encerrou a sua carreira na temporada 2011/2012.
Carew foi a referência do ataque da seleção da Noruega
Nascido em Lørenskog, filho de mãe norueguesa e pai gambiano, John Alieu Carew foi o primeiro negro a vestir a camisa da seleção da Noruega, onde anotou 24 gols em 98 jogos entre os anos de 1998 e 2011. Ele é o quarto maior artilheiro da história do país nórdico, onde disputou a Eurocopa de 2000.
Em matéria de títulos, Carew conquistou a Copa da Noruega com o Valerenga, La Liga com o Valencia e Ligue 1 com o Lyon.

