Home Futebol Flamengo ganha problema para Mundial de Clubes após troca de técnico; entenda

Flamengo ganha problema para Mundial de Clubes após troca de técnico; entenda

Fla já definiu Vítor Pereira como substituto de Dorival Júnior rapidamente e iniciará novamente uma temporada com novo comandante

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

O Flamengo pegou os torcedores e os próprios jogadores de surpresa na última sexta-feira (25) com o desligamento do técnico Dorival Júnior. Responsável por comandar o rubro-negro nos títulos da Libertadores e Copa do Brasil, o treinador não ficará para 2023. De acordo com informações do UOL Esporte, Vítor Pereira foi contratado para o cargo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O processo de troca de comando, no entanto, pode ser prejudicial para o grande foco do clube em 2023: a disputa do Mundial de Clubes. Apesar do torneio ainda não ter uma data fixada, ele deve ocorrer em fevereiro, denotando um período curto de preparação. Com a disputa da Copa do Mundo, a representação do elenco rubro-negro só ocorrerá no dia 26 de dezembro. Contudo, os primeiros dias serão mais para exames clínicos.

Neste cenário, o Flamengo deve começar de fato as movimentações em janeiro, e com uma nova comissão técnica, que precisará se adaptar à realidade e o dia a dia do clube, bem como necessita de um conhecimento mais amplo do plantel que terá à disposição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso, Vítor Pereira terá um trabalho maior para recuperar alguns jogadores que terminaram a temporada com um desgaste físico maior em relação aos demais companheiros, como por exemplo os quatros jogadores que estão envoltos na disputa da Copa do Mundo: Everton Ribeiro, Pedro, Arrascaeta e Guillermo Varela.

O cenário de treinador novo em virada de ano repete a situação vista no Flamengo no início de 2022, quando Paulo Sousa foi contratado para assumir a vaga deixada por Renato Gaúcho. O português precisou de um longo tempo de adaptação e também teve dificuldades de impor sua filosofia de trabalho.

Better Collective