Home Futebol Flamengo: final da Libertadores faz Vidal entrar em “time raro” do futebol; entenda

Flamengo: final da Libertadores faz Vidal entrar em “time raro” do futebol; entenda

Volante flamenguista é um dos maiores jogadores da história do Chile

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O Volante Vidal, de 35 anos, chegou ao Flamengo na metade desse ano após passagens por Juventus, Bayern de Munique, Barcelona e Inter de Milão. Também fez história na seleção chilena, vencendo duas vezes a Copa América.

PUBLICIDADE

Agora, o chileno quer fazer história no Flamengo. E já está fazendo. Em pouco tempo, venceu a Copa do Brasil e a Libertadores. E essa Libertadores fez ele entrar em um grupo seleto de jogadores.

Vidal alcançou um feito raro: ele é o terceiro jogador da história a participar das finais da Champions League, da Libertadores e da Copa Sul-Americana.

PUBLICIDADE

Primeiro veio a final da Sul-Americana, em 2006. Vidal jogava no Colo-Colo (CHI) e foi vice-campeão da competição, perdendo a final para o Pachuca (MEX) por 3 a 2 no agregado. Vidal foi titular nos dois jogos.

Depois, em 2015, disputou a final da Champions League, defendendo a Juventus. Ele foi derrotado pelo Barcelona do trio MSN (Messi, Suárez e Neymar), por 3 a 1. Vidal foi titular da partida.

Agora, entrando no segundo tempo, Vidal disputou a final da Libertadores pelo Flamengo e finalmente conseguiu o seu título continental.

Até então, apenas dois jogadores haviam conseguido esse feito. Dois argentinos: Ibarra e Carlitos Tévez.

PUBLICIDADE

Ibarra disputou quatro finais de Libertadores pelo Boca (2000, 2001, 2003 e 2007), uma de Champions League pelo Monaco (2004) e uma da Copa Sul-Americana também pelo Boca (2005).

Já Tévez, disputou as finais da Libertadores de 2003, 2004 e 2018 pelo Boca, a final da Sul-Americana de 2004 também pelo Boca e três finais de Champions League. 2008 e 2009 pelo Manchester United e 2015 pela Juventus, ao lado de Vidal.

Vidal tem contrato com o Flamengo até o final de 2023, quando terá 36 anos. Se for renovar, deve ser por mais um ano. Pode ser que o volante queira retornar ao futebol chileno antes de encerrar a carreira.