Uma das tarefas mais importantes e delicadas que a nova direção do Grêmio passará a tomar é sobre os jogadores com contrato no fim. Muitos nomes importantes e experientes do grupo terminam seus vínculos em dezembro e ainda aguardam um contato da gestão do presidente Alberto Guerra, eleito na disputa contra Odorico Roman. Um desses nomes é o lateral-direito Leonardo Gomes.
Depois de um longo período afastado por lesão no joelho, o jogador deu fim à espera de praticamente três anos e voltou a atuar no time principal do Grêmio durante a Série B. Ele terminou em alta a temporada, jogando, de modo que dá total preferência ao tricolor por uma renovação, aguardando apenas o telefone tocar para ser chamado.
Além de Léo Gomes, o Grêmio tem os outros laterais do lado direito do plantel com contrato encerrando, casos de Rodrigo Ferreira e também Edilson. No restante do elenco, estão na mesma situação nomes como Kannemann e também Diego Souza.
Nicolas sai do Grêmio
De acordo com informações da jornalista Nadja Mauad, que cobre os clubes paranaenses para o Globoesporte e TV Globo, o lateral-esquerdo Nicolas não irá ser comprado pelo Grêmio e está de saída da Arena. Ele voltará para o Athletico para ser negociado a algum outro clube. Times como o América-MG e o Orlando City, dos Estados Unidos, seriam interessados.
Nicolas abriu a temporada de 2022 como titular e se destacou pelas assistências dadas especialmente para gols de cabeça de Diego Souza. Porém, perdeu a posição no time a partir da chegada do técnico Renato Portaluppi, que deu sequência a Diogo Barbosa.

