O Leeds deverá pagar 21 mi de euros para o RB Leipzig.
O ex-clube do brasileiro Raphinha recorreu, em junho de 2022, a um recurso referente à cláusula de obrigação de compra do jogador Jean-Kevin Augustin (emprestado pelo clube alemão por um período de seis meses), caso o time conquistasse o acesso à Premier League no final da temporada 2019-2020.
A equipe inglesa alcançou o objetivo depois da pausa ocasionada pela pandemia da Covid-19. No entanto, o atleta francês retornou ao Leipzig após o fim do empréstimo.
Com isso, o time alemão entrou com um recurso exigindo que o Leeds cumprisse a cláusula.
Em junho de 2021, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), em uma audiência na Fifa, determinou o pagamento da taxa de transferência, com a primeira parcela de 6,7 mi de euros. Na época, o Leeds recorreu da decisão. Mesmo assim, o Tribunal manteve a deliberação.
“O painel considerou que a ‘Obrigação de Compra’ foi acionada no final da temporada 2019-2020, mesmo que a temporada tenha sido concluída mais tarde do que o esperado devido à interrupção causada pelo surto da COVID-19. 19 de pandemia”, disse o Tas.
Além disso, o Tribunal “confirmou a ‘Decisão Impugnada’ na íntegra, incluindo a obrigação do LUFC de pagar ao RB Leipzig a primeira parcela da taxa de transferência, sendo as outras duas parcelas ainda não vencidas, no momento do procedimento da FIFA”. Agora, o time de Ellen Road terá que quitar a parcela inicial de 6,7 mi de euros.
Em comunicado, o Leeds mostrou-se “surpreso e desapontado” com a decisão. Ademais, revelou que vai recorrer da deliberação.
Augustin hoje atual pelo Basel, clube da Suíça.

