Vitorioso contra o Flamengo no Maracanã na noite da última quarta-feira (02), o Corinthians sacramentou matematicamente a sua vaga na Libertadores 2023. O triunfo de 2 a 1 no Rio faz com o que Timão ao menos garanta a vaga na fase preliminar. Restando três rodadas do certame nacional, o time de Vítor Pereiro tem tudo para liquidar o passaporte para a fase de grupos, mas terá forte concorrência.
Com a classificação, o Corinthians chegou à sua 17ª participação no torneio, e foi o quinto time do Brasil a liquidar a vaga. Antes, Flamengo, Palmeiras, Internacional e Fluminense, conquistaram a classificação, os três primeiros de forma direta ao chaveamento de grupos, o Tricolor das Laranjeiras brigará com o próprio Corinthians pela vantagem de escapar dos playoffs, algo que inclusive foi o “carma” do time carioca nesta temporada na Libertadores.
Diante do título do Flamengo na Libertadores, o Brasileirão terá um G8. Na situação de momento. Além do quinteto já classificado, Athletico Paranaense, Atlético-MG e São Paulo ocupam a zona classificatória. América-MG, Fortaleza, Botafogo e Santos correm por fora na disputa.
🇧🇷👋🏼 Olá, @Corinthians! O Timão estará na próxima CONMEBOL #Libertadores e chegará a 1️⃣7️⃣ participações no torneio.#GloriaEterna pic.twitter.com/DCoRI6FwTK
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 3, 2022
OUTROS TIMES GARANTIDOS NA LIBERTADORES
Com os passaportes carimbados por Corinthians e Milionários, da Colômbia, a Libertadores 2023 chegou ao quantitativo de 35 dos 47 clubes definidos. Veja abaixo a relação completa:
- ARGENTINA
Boca Juniors*, Racing*, River Plate*, Argentinos Juniors*, Patronato* e Huracán - BOLÍVIA
Bolívar* - BRASIL
Palmeiras*, Flamengo*, Internacional*, Fluminense e Corinthians - CHILE
Colo-Colo* - COLÔMBIA
Atlético Nacional* e Millonarios - EQUADOR
Independiente del Valle*, Barcelona de Guayaquil, Aucas e Universidad Católica-EQU - PARAGUAI
Libertad, Cerro Porteño, Olimpia e Nacional-PAR - PERU
Melgar, Sporting Cristal, Alianza Lima e Sport Huancayo - URUGUAI
Nacional-URU*, Liverpool-URU*, Deportivo Maldonado e Boston River - VENEZUELA
Metropolitanos*, Monagas*, Carabobo e Zamora
*Garantidos na fase de grupos

