Home Futebol Libertadores 2023 já tem 33 participantes classificados; veja a lista

Libertadores 2023 já tem 33 participantes classificados; veja a lista

Brasileirão ainda definirá mais outras quatro vagas para competição copeira da próxima temporada; briga segue acirrada

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Vitorioso contra o Ceará na noite da última segunda-feira (01), na abertura da 35ª rodada do certame nacional, o Fluminense é mais um time a garantir vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Depois de fracassar no torneio ainda na fase preliminar deste ano, o Tricolor das Laranjeiras agora trabalhará para se manter entre os primeiros colocados para sacramentar o passaporte de forma direta.

PUBLICIDADE

Com a classificação garantida ao menos para os “playoffs”, o Fluminense se tornou o quarto brasileiro a confirmar passaporte para a Libertadores 2023. Até o momento, apenas Flamengo, Palmeiras e Internacional haviam sacramentado o objetivo.

Em termos gerais, a Libertadores da próxima temporada já conta com 33 dos 47 times que estarão na disputa. A exemplo dos últimos anos, serão realizadas três fases preliminares, antes da etapa de grupos. Na primeira fase, seis times brigam por três vagas, em confrontos de mata-mata de ida e volta.

Os três classificados se juntam a outros 13 times já garantidos na segunda fase, apenas oito avançam para a terceira e última fase preliminar. Também em caráter de ida e volta, os quatro vencedores avançam e garantem vaga na fase de grupos, juntando-se a outros 28 clubes.

PUBLICIDADE

Se o Brasileirão fosse encerrado hoje, Corinthians, Athletico Paranaense, Atlético-MG e São Paulo seriam os outros representantes nacionais na competição copeira de 2023.

TIMES GARANTIDOS NA LIBERTADORES 2023

  • ARGENTINA
    Boca Juniors*, Racing*, River Plate*, Argentinos Juniors*, Patronato* e Huracán
  • BOLÍVIA
    Bolívar*
  • BRASIL
    Palmeiras*, Flamengo*, Internacional* e Fluminense
  • CHILE
    Colo-Colo*
  • COLÔMBIA
    Atlético Nacional*
  • EQUADOR
    Independiente del Valle*, Barcelona de Guayaquil, Aucas e Universidad Católica-EQU
  • PARAGUAI
    Libertad, Cerro Porteño, Olimpia e Nacional-PAR
  • PERU
    Melgar, Sporting Cristal, Alianza Lima e Sport Huancayo
  • URUGUAI
    Nacional-URU*, Liverpool-URU*, Deportivo Maldonado e Boston River
  • VENEZUELA
    Metropolitanos*, Monagas*, Carabobo e Zamora

*Garantidos na fase de grupos