Palmeiras hoje: Casagrande fala sobre ausência de Endrick na convocação da Copa do Mundo 2022
Alguns torcedores chegaram a pedir a joia palmeirense na convocação de Tite para a Copa
Reprodução
Na tarde de ontem (7), o técnico Tite convocou os 26 jogadores que irão disputar a Copa do Mundo deste ano. A lista não teve nenhuma grande novidade, mas para alguns torcedores, deveria ter.
O jovem Endrick, de apenas 16 anos, já impressiona nas categorias de base do Palmeiras desde os 15 anos, quando atuava nas categorias acima, como o sub-20.
Agora, em apenas cinco jogos como profissional, Endrick já marcou três gols e deu uma assistência. A joia foi escalada como titular por Abel Ferreira na goleada de 4 a 0 em cima do Fortaleza.
Muitos, então, lembraram de Ronaldo Fenômeno, que com apenas 17 anos e com um ano como profissional, foi convocado para a Copa do Mundo de 94. Ele nem entrou em campo, mas foi como uma preparação para a Copa de 98, na qual foi titular.
Se atender às expectativas, Endrick deverá fazer parte do próximo ciclo da seleção, visando a Copa de 2026. Mas, será que seria válido levar o garoto já para essa Copa?
O ex-jogador Casagrande, que disputou a Copa do Mundo de 1986 e atualmente é comentarista do UOL, opinou sobre os pedidos de Endrick no Mundial.
Para o Casão, é impensável cogitar o atacante nessa Copa do Mundo. Segundo o comentarista, a joia ainda não se provou nos profissionais do Verdão.
“O Endrick tem que ser passo a passo. É um talento mesmo, mas a gente conhece esse talento da base. A gente não conhece esse talento sendo titular do Palmeiras e jogando campeonatos. Eu já achava um absurdo falarem que o Endrick tinha que ser titular do Palmeiras. Agora, falar que ele tinha que ir para a Copa, então, não da nem para discutir”.
Comparação do palmeirense com Pelé e Ronaldo
Depois, Casagrande compara com os casos de Pelé e Ronaldo, que foram com essa idade para a seleção. Na opinião do comentarista, são casos diferentes.
“Não adianta falar que o Pelé foi para a seleção com 16 anos. O Pelé foi porque é o Pelé. Outro argumento é fazer igual fizeram com o Ronaldo em 94. Mas o Ronaldo em 94 já era titular há um ano e meio do Cruzeiro, já tinha disputado Campeonato Brasileiro, já tinha feito uma “pancada” de gols. O Ronaldo foi porque ele já tinha apresentado no profissional a condição de suportar pressão, o corpo a corpo, a malandragem dos zagueiros.”
Por fim, Casagrande disse que o atacante do Verdão ainda deverá disputar alguns torneios de base, antes de disputar uma Copa do Mundo.
“O Endrick está subindo só com o talento. Se um zagueiro quiser dar uma pegada forte nele sem que ninguém perceba, o cara faz. O Endrick tem Olimpíadas pela frente, tem Mundial sub-20, Mundial sub-17. Tem que ir com calma”, opinou Casão, no UOL News Esporte.

