Série B: Ceará anuncia Gustavo Morínigo como treinador
Técnico terá como principal missão conduzir o Vozão de volta à primeira divisão do Campeonato Brasileiro
Divulgação
Nesta terça-feira (22), o Ceará anunciou seu novo treinador para 2023. O paraguaio Gustavo Morínigo foi escolhido para comandar o time na disputa do Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e do Brasil, e claro, a Série B do Brasileirão.
Ele chega ao Vozão credenciado pelo seu trabalho no Coritiba recentemente, onde conduziu o Coxa de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Além dele, chegam ao clube cearense o auxiliar técnico Diosnel Burgos e o preparador físico Martin Paolorosso.
🇵🇾 Gustavo Morínigo é o novo comandante do Vozão!
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) November 22, 2022
O técnico desembarcará na capital cearense nos próximos dias e integrará o processo de planejamento da temporada 2023.
Seja bem-vindo, professor! 👊🏁
📲 Saiba mais em https://t.co/n58E9gr7GD#CearáSC #Vozão pic.twitter.com/HgUX0FzuQF
Definição do novo treinador do Vozão
Diretor de Futebol do Ceará, Albeci Júnior detalhou como foi feito o processo de contratação do novo comandante do Time do Povo, salientando que a busca tinha critérios muito bem definidos e como o clube chegou à decisão do nome.
“Depois de acertarmos a permanência do PC Gusmão na coordenação técnica e da contratação do Juliano Camargo para o cargo de Executivo de Futebol, traçamos o perfil da comissão técnica, de acordo com o que acreditamos ser o DNA do Ceará e das competições que disputaremos em 2023. Diante disso, pensamos em alguns nomes com esse perfil e fizemos várias reuniões até chegarmos ao nome do Gustavo Morínigo.
É um profissional que vem com uma bagagem de acesso à Série A e também de conquistas estaduais. Acreditamos que, junto aos profissionais que já estão no clube, ele e sua comissão poderão fazer um excelente trabalho na temporada que se aproxima”, ressaltou.
Conforme informado pelos dirigentes do Vozão, nos próximo dias a nova comissão técnica irá chegar à capital cearense para iniciar o planejamento para a próxima temporada.
Carreira de Gustavo Morínigo
Com 45 anos, o ex-jogador profissional, Morínigo iniciou sua trajetória como treinador de futebol em 2012 no Nacional/PAR. Em um trabalho de quatro temporadas, o treinador levou o clube ao vice-campeonato inédito da Libertadores da América de 2014. Depois de uma passagem pelo Cerro Porteño, Morínigo trabalhou nas Seleções Paraguaias de base.
Em 2021 ele foi contratado pelo Coritiba, com foco na disputa da Série B do Brasileirão e conseguiu o resultado esperado, com o Coxa voltando para a primeira divisão. Já em 2022 ele conquistou o estadual paranaense, mas acabou sendo demitido no Campeonato Brasileiro, após uma sequência de resultados ruins pelo clube na primeira divisão..
Indo para seu segundo trabalho no Brasil, o paraguaio terá mais uma vez o desafio da Série B pela frente.

