Tite destaca jogador essencial para vitória do Brasil na Copa do Mundo: “Equipe cresceu”
Seleção brasileira conseguiu somar três pontos em confronto difícil no Catar
Lucas Figueiredo/CBF
Optando por uma escalação ousada logo no início da Copa do Mundo, Tite recuou Lucas Paquetá para formar dupla com Casemiro no setor de contenção. Ainda que o camisa 7 não tenha feito uma partida brilhante, o treinador do Brasil reconheceu sua importância para que o resultado fosse construído. Em sua visão, o jogador do West Ham deu equilíbrio ao time e propiciou que as jogadas fossem articuladas no setor ofensivo, algo que resultou nos dois gols marcados por Richarlison.
“No segundo tempo, com o reposicionamento fundamentalmente de Paquetá, as jogadas do Brasil começaram a fluir mais naturalmente. Um pouco antes do gol já tinha dado o tubo do Alex Sandro no pau e outras oportunidades, consequência de um volume muito grande.”, disse Tite em entrevista coletiva.
“No segundo tempo acalmou, teve mais pé de pelica e precisão de passe, porque o primeiro toque na bola é fundamental para dar fluidez. Com esse volume muito grande, precisão, potencializou até o Casemiro o reposicionamento do Paquetá e a equipe cresceu.“, completou.
🙏🏽🇧🇷asil pic.twitter.com/DyjahIlRFk
— Lucas Paquetá (@LucasPaqueta97) November 25, 2022
Sobre a situação de Neymar, Tite exaltou a postura do craque em permanecer dentro de campo após sentir dores no tornozelo direito. Agora, os exames feitos pelo departamento médico do Brasil vão confirmar se o atacante precisará ser poupado diante da Suíça. Caso o principal jogador do time seja vetado, o técnico terá que realizar uma mudança na escalação titular, com Paquetá, Rodrygo, Fred e Bruno Guimarães podendo ganhar uma oportunidade de começar jogando.
“Ele permaneceu, nos dois gols que fizemos, sentindo o tornozelo, porque a equipe precisava dele. Os dois lances, um que ele participou de forma decisiva, teve a capacidade de superação dele de dor esteve presente nos dois gols“, pontuou.

