Natural de São Gonçalo, cidade da região Metropolitana do Rio de Janeiro, o atacante Vinicius Júnior mostrou talento no futebol desde a sua infância. Com cinco anos, o menininho foi levado pelo pai para uma das escolinhas filiadas ao Flamengo, no bairro Mutuá, onde morava com a família.
Em 2009, o paio levou para fazer teste no futsal do Flamengo, porém, o clube rubro-negro, apesar de ver potencial no garotinho de 9 anos, o considerou muito novo e pediu para ele voltar no ano seguinte. Contudo, o futuro atacante nem quis retornar porque seu desejo era o gramado e não as quadras.
Em agosto de 2010, o carioca foi aprovado na peneira de futebol de campo do Flamengo e passou por todas as divisões de base até chegar ao elenco profissional no primeiro semestre de 2017, sob o comando do então técnico Zé Ricardo.
Com apenas dois jogos pelo time principal e aos 16 anos, ele já estava negociado com o Real Madrid pela bagatela de 45 milhões de euros, porém, só pôde se transferir aos Merengues quando completou 18.
Antes de partir para a Espanha em 2018, o atacante somou 14 gols em 70 jogos pelo time rubro-negro.
O início em Madrid não foi fácil. Para facilitar à adaptação ao futebol espanhol, a diretoria optou por inscrevê-lo no Real Madrid Castilla. Não demorou muita para o rápido atacante fazer a estreia pelo time profissional. Isso ocorreu no fim de setembro de 2018, durante o empate sem gols contra o Atlético de Madrid, pela La Liga.
A primeira chance de Vinicius Júnior pela seleção brasileira
O bom futebol lhe rendeu a primeira convocação para a seleção brasileira para os amistosos contra Panamá e República Tcheca, em março de 2019. Desde então, o atleta de 22 anos soma 14 jogos e um gol marcado. Ao todo são 11 convocações, contando a da Copa do Mundo.
Na última semana, Vinícius Júnior se tornou o terceiro jogador mais valioso do mundo, segundo o site Transfermarkt, com valor estimado 120 milhões de euros (R$ 596,2 milhões), somente atrás de Erling Haaland (170 milhões de euros) e Kylian Mbappé (160 milhões de euros).
O camisa 20 está em sua quinta temporada pelo Real Madrid. Desde o início da atual em agosto, ele soma 10 gols e cinco assistências em 19 jogos.
Os ótimos números aumentam ainda mais o otimismo do torcedor brasileiro em busca do sonho do hexacampeonato mundial. Resta saber se ele terá chance entre os titulares já na estreia contra a Sérvia, no próximo dia 24.

