Home Futebol Como um acidente de carro deixou Tite com trauma de disputas em pênaltis

Como um acidente de carro deixou Tite com trauma de disputas em pênaltis

O treinador da seleção brasileira não tem um bom histórico com penalidades

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

A Copa do Mundo 2022 está em sua fase de quartas de final. Agora, até a final, se o jogo terminar empatado no tempo normal e na prorrogação, a vaga será decidida nos pênaltis. O título, inclusive, pode ser decidido assim, como foi no tetra, em 94.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas, esse não é o desejo do técnico do Brasil, Tite. Isso porque, ele tem um trauma de disputa de pênaltis, que envolve um acidente de carro.

Quem revelou isso primeiro foi Cléber Xavier, auxiliar de Tite, no terceiro episódio do documentário “Tudo ou Nada”, em que ele relembrava a disputa de pênaltis entre a seleção brasileira e a seleção paraguaia, na Copa América de 2019.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Depois, o próprio Tite detalha o seu trauma, que dura mais de 20 anos. Na época, o atual treinador da seleção era um meio-campista do Guarani.

Na ocasião, em 1987, Guarani e São Paulo disputavam a final do Brasileirão de 86. Então, após empate em 3 a 3, o título foi decidido nas penalidades, com o Tricolor se sagrando campeão.

“Eu sou traumatizado porque perdi um Campeonato Brasileiro nas penalidades máximas enquanto atleta: em 1987, durante um Guarani e São Paulo”.

PUBLICIDADE

“Nós perdemos. O João Paulo perdeu o pênalti e o São Paulo foi campeão mesmo a gente tendo feito uma campanha melhor. [O São Paulo] era um grande time, mas nós também éramos e acabamos perdendo”, disse Tite, antes de revelar o drama que viveu.

PUBLICIDADE

Acidente de carro de Tite

Tite sentiu tanto a derrota que horas depois daquela final, tomou uma decisão que quase tirou a sua vida e de sua esposa.

“Eu não conseguia dormir e falei pra Rose [sua esposa]: ‘Vamos embora, eu não consigo dormir’. A gente saiu 5h de casa em Campinas. Peguei o carro e fui a Caxias [do Sul]. No meio do caminho, girei o carro, derrapei e a gente desceu um barranco… a gente quase…”, contou Tite, emocionado.

“Poderia ter sido um acidente e eu ter perdido a minha vida — e a dela — em função daquele momento. Eu fiquei com trauma daquilo muito forte. Querendo ou não, em outros momentos, na grande maioria das penalidades, eu não tinha tido sucesso, nós ganhamos um Campeonato Paulista numa semifinal assim e não lembro de outras decisões que tivesse vencido”, finalizou o técnico da seleção.

O Brasil volta a campo amanhã (09), às 12h (de Brasília), contra a Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo 2022. Em caso de qualquer empate nos 90 minutos, o jogo irá para a prorrogação. Se persistir o empate, a vaga para a semifinal será decidida nos pênaltis.

PUBLICIDADE

Se avançar, a seleção brasileira encara na semifinal o vencedor de Argentina e Holanda, que se enfrentam amanhã (09), às 16h (de Brasília).

Better Collective